Roteirista de “A Amiga Genial” precisou convencer HBO sobre aparência de mafiosos

Uma das preocupações centrais de Saverio Costanzo, o diretor e roteirista responsável por levar a trama criada pela escritora Elena Ferrante para as telas na série “A Amiga Genial”, foi manter o caráter político e histórico da obra.

Em entrevista coletiva, Costanzo contou que precisou convencer a HBO — produtora responsável por “Família Soprano”, um dos maiores clássicos sobre a máfia — de que os mafiosos na Itália não se parecem com aqueles retratados em filmes e séries americanas.

“Lembro de uma vez em que estava trabalhando com a HBO no começo [da série “A Amiga Genial”] e eles tinham uma ideia sobre a máfia relacionada a ‘O Poderoso Chefão’ e tudo mais”, falou Costanzo.

“Eles me pediram para fazer a máfia parecer como os americanos descrevem a máfia nos filmes. E eu estava tentando explicar a eles que esta é a máfia ítalo-americana. Não é a máfia italiana”, falou. “A máfia italiana não se parece com nada que seja diferente dos italianos. Por isso a máfia está camuflada na sociedade de uma maneira que você não pode apontar alguém dizendo que só porque ele usa um terno específico, ele é um mafioso.”

Para ele, era importante que a série fosse tão precisa e correta na descrição histórica dos personagens e da Itália quanto os livros de Ferrante.

“Isso é algo com o que tenho certeza que Elena Ferrante realmente se importa desde que começou a escrever, porque o livro é um livro político. Não apenas por causa do movimento feminista, vamos colocar assim, mas porque fala muito sobre a história política da Itália”, acrescentou.

Responsável por dirigir a primeira temporada da série e alguns episódios de outras temporadas, Costanzo segue atuando como roteirista e produtor-executivo na quarta, que tem direção de Laura Bispuri.

4ª temporada de “A Amiga Genial”

Os cinco primeiros episódios da quarta e última temporada de “A Amiga Genial” já estão disponíveis na plataforma de streaming Max. Os episódios seguintes chegarão à plataforma semanalmente, toda segunda-feira.

Eleito o melhor livro do século 21 pelo The New York Times, “A Amiga Genial” foi lançado em 2011 e a saga de livros da Tetralogia Napolitana virou série em 2018. Desde então, cada temporada dá conta de um dos livros da saga — a quarta é baseada no último livro, “História da Menina Perdida”.

A trama é ambientada no século 20 em Nápoles, na Itália, e acompanha as seis décadas de amizade entre duas mulheres que se conheceram ainda na infância — Raffaella Cerullo e Elena Grecco (ou Lila e Lenu).

Em cada fase da vida, as protagonistas são interpretadas por atrizes diferentes. Na infância, Ludovica Nasti e Elisa Del Genio interpretam Lila e Elena, respectivamente. Na juventude, Gaia Girace e Margherita Mazzucco assumem os papéis.

Já na fase adulta, que será abordada na quarta temporada, Irene Maiorino e Alba Rohrwacher, dão vida às personagens.

Esta temporada tem direção de Laura Bispuri e produção executiva de Saverio Costanzo, Paolo Sorrentino, Jennifer Schuur, Elena Recchia, Laura Paolucci e Guido De Laurentiis. A história e os roteiros são de Elena Ferrante, Francesco Piccolo, Laura Paolucci e Saverio Costanzo.

Quem é Elena Ferrante? Autora misteriosa tem livro eleito melhor do século

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/roteirista-de-a-amiga-genial-precisou-convencer-hbo-sobre-aparencia-de-mafiosos/