O coletivo dos Cientistas Engajados, um grupo de cientistas composto por profissionais da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) divulgou essa semana um manifesto em apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), que disputa o segundo turno pela Prefeitura de São Paulo. O documento aponta que ele e sua vice Marta Suplicy (PT), representam “uma liderança que equilibra inovação e experiência”.
Em seu documento, o grupo dos Cientistas Engajados, que se definem como pesquisadores e entusiastas, que buscam aumentar a representatividade da ciência no cenário político do país, afirmaram que a chapa de Boulos e Marta se comprometem com a cidade, tornando-os a melhor opção para o pleito municipal.
“Ambos se comprometem com iniciativas importantes para a cidade, como a expansão dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), a valorização da carreira dos professores municipais e a ampliação das políticas voltadas para pedestres, ciclistas e corredores de ônibus, promovendo, assim, uma cidade mais acessível e justa”, diz o manifesto, intitulado “Ciência com Boulos”.
O documento é assinado por Ricardo Galvão, engenheiro, professor do Instituto de Física da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências; Ildo Sauer, diretor do Instituto e Energia e Ambiente da USP; Mariana Moura, pesquisadora do Centro SOU_Ciência da UNIFESP.
Além disso, mais de 700 cientistas assinaram o manifesto, entre eles:
Helena Nader (ABC), Renato Janine Ribeiro (SBPC), Maria Victoria Benevides (USP), Paulo Artaxo (USP), Daniel Cara (USP), Sérgio Amadeu (UFABC), Sylvio Canuto (USP), Ricardo Abramovay (USP), Lilia Schwarcz (USP), Dácio Matheus (UFABC), Soraya Smaili (UNIFESP), José Arbex (PUCSP), Will Namen (Ciência em Show), Deisy Ventura (USP), Aldo Zarbin (UFPR), Bruno Konder Comparato (UNIFESP), Roberto Leher (UFRJ), Luiz Marques (UNICAMP), Rubens Sawaya (PUCSP), Marcelo Knobel (UNICAMP), Denis de Oliveira (USP), Primavera Borelli (USP), Débora Foguel (UFRJ), Vanderlan Bolzani (UNESP), Wagner Romão (UNICAMP), Maria Hermínia Tavares (CEBRAP), Celso Pantera (FINEP), Luiz Davidovich (UFRJ).
Assine o manifesto: https://forms.gle/YVEnLTS1NvL4jWZ79
VEJA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA:
Ciência com Boulos
Manifesto de Apoio de Cientistas à Candidatura de Guilherme Boulos e Marta Suplicy
Nós, cientistas e pesquisadores comprometidos com o progresso científico e social da cidade de São Paulo, expressamos nosso apoio à candidatura à prefeitura de Guilherme Boulos e Marta Suplicy. A cidade enfrenta enormes desafios que exigem lideranças que valorizem a ciência, a inovação e o combate às desigualdades. A candidatura de Boulos e Marta se destaca pela defesa desses valores e pelo compromisso com políticas públicas fundamentadas em evidências científicas.
Nesse contexto, a união de Boulos e Marta oferece uma liderança que equilibra inovação e experiência. Marta, com seu legado de políticas inclusivas, e Boulos, defensor dos direitos à moradia e da igualdade, formam uma equipe dedicada a enfrentar os desafios de São Paulo com soluções eficazes e embasadas em evidências.
Em seu plano de governo, ambos se comprometem com iniciativas importantes para a cidade, como a expansão dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), a valorização da carreira dos professores municipais e a ampliação das políticas voltadas para pedestres, ciclistas e corredores de ônibus, promovendo, assim, uma cidade mais acessível e justa.
Os efeitos das tempestades da última semana servem de alerta para os riscos de uma administração municipal omissa em relação à preservação das áreas verdes da cidade e aos crescentes impactos das mudanças climáticas.
É necessário também chamar a atenção para a aliança de Ricardo Nunes com o ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo governo desmontou instituições de ciência e tecnologia e promoveu o obscurantismo durante a pandemia, desestimulando a vacinação, essencial para salvar vidas.
Tais políticas desastrosas, que levaram à morte de centenas de milhares de compatriotas, passaram a ser elogiadas pelo atual prefeito, que recentemente reafirmou sua oposição ao passaporte vacinal e à vacinação obrigatória, colocando em xeque medidas essenciais para proteger vidas durante a pandemia da Covid-19.
São Paulo precisa de líderes que compreendam a importância da ciência para enfrentar os desafios contemporâneos. Boulos e Marta representam essa visão e estão comprometidos com uma gestão que priorize a educação, a capacitação técnica das futuras gerações e o bem-estar social.
Reafirmamos nosso apoio à candidatura que coloca a ciência no centro das políticas públicas para um futuro democrático, mais justo e sustentável. Por isso, votaremos 50.
Coordenação dos Cientistas Engajados
Ricardo Galvão – Instituto de Física da USP
Walter Neves – Instituto de Estudos Avançados da USP
Mariana Moura – Centro SoU_Ciência da UNIFESP
Ildo Sauer – Instituto e Energia e Ambiente da USP
Tércio Ambrizzi – Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP
Michel Mahiques – Insitituto Oceanográfico da USP
Adolpho Melfi – Instituto de Energia e Ambiente da USP
Alexandre Ramos – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Clóvis Monteiro – Instituto de Estudos Avançados da USP
Tariana Brocardo – Instituto de Estudos Avançados da USP
Fonte: https://horadopovo.com.br/manifesto-de-cientistas-por-boulos-e-marta-em-sao-paulo-ultrapassa-700-assinaturas/