Powell diz que não vai renunciar à presidência do Fed se Trump pedir

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse que não renunciaria de seu cargo se o presidente eleito Donald Trump o pedisse.

“Não”, disse Powell sem hesitação, em resposta à pergunta de um repórter na coletiva de imprensa pós-reunião de política monetária desta quinta-feira (7).

O Fed cortou as taxas de juros em 0,25 ponto percentual, logo após a eleição presidencial.

Independência do Fed

O Federal Reserve como órgão independente pode ser comprometido quando Trump retornar à Casa Branca.

“Eu sinto que o presidente deveria ter pelo menos uma palavra a dizer nisso. Eu sinto isso fortemente”, disse Trump em uma entrevista coletiva em agosto, referindo-se às decisões de taxa de juros do Fed.

“Eu ganhei muito dinheiro. Eu tive muito sucesso. E eu acho que tenho um instinto melhor do que, em muitos casos, pessoas que estariam no Federal Reserve — ou o presidente.”

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/powell-diz-que-nao-vai-renunciar-a-presidencia-do-fed-se-trump-pedir/