Alunos com deficiência podem ter programa de acompanhamento nas escolas públicas

As escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro poderão ter um Programa de Acompanhamento Especializado de Pessoas com Deficiência. A iniciativa está prevista no projeto de lei 906/23, de autoria do deputado Vinicius Cozzolino (União), que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (14/11).

O objetivo é assegurar o acesso, a permanência e a inclusão educacional de estudantes com deficiência, oferecendo suporte pedagógico, psicológico e de saúde adequado às necessidades de cada aluno.

A meta é que o programa seja implantado em todas as escolas, com profissionais especializados e recursos materiais adaptados, como tecnologias assistivas e adequações de acessibilidade.

Cada aluno com deficiência terá um plano de atendimento individualizado, com as adaptações curriculares necessárias para seu desenvolvimento acadêmico e inclusão escolar.

“A inclusão de pessoas com deficiência na escola é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. No entanto, muitas vezes, a inclusão educacional dessas pessoas é comprometida pela falta de estrutura adequada nas escolas públicas”, comentou o autor.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alunos-com-deficiencia-podem-ter-programa-de-acompanhamento-nas-escolas-publicas/