Uma vendedora foi vítima de intolerância religiosa no metrô de Salvador no último sábado (23). Marneide Sousa esperava o trem passar na Estação da Lapa quando foi insultada por uma idosa de 75 anos que estava no local.
A agressora afirmou que “não existia Dia da Consciência Negra” e que Marneide precisava ser “evangelizada para tirar o diabo de dentro do corpo”.
Mesmo após intervenção dos agentes do metrô, as agressões continuaram dentro do trem, com a idosa usando uma bíblia para intimidá-la. A vítima relatou sentir-se desamparada, exceto pelo apoio dos seguranças e de um homem que filmou a cena.
“Eu estava indo trabalhar com a minha conta, que é um símbolo pra mim, como a bíblia é pra ela”, relatou a vendedora em entrevista ao Bahia Meio Dia. Mais cedo, durante o Jornal da Manhã da TV Bahia, a vítima detalhou as agressões.
“Ela começou a me insultar. Dizia que essas coisas desses povos aí, dessas culturas… tinham que ser evangelizadas. Que eu tinha que me evangelizar pra tirar o diabo de dentro do meu corpo, que ela ia tirar o Exu de dentro de mim”, detalhou a vítima em entrevista à TV Bahia.
Ambas foram conduzidas à delegacia, onde a agressora foi autuada em flagrante por injúria racial, já que intolerância religiosa é equiparada ao racismo.
Após dois dias detida, a idosa foi liberada nesta segunda-feira (25) em audiência de custódia e responderá ao processo em liberdade. A CCR Metrô Bahia repudiou o ocorrido e acionou a Polícia Militar.
O post Vendedora é vítima de intolerância religiosa no metrô de Salvador por idosa de 75 anos apareceu primeiro em Toda Bahia.
Fonte: https://todabahia.com.br/vendedora-e-vitima-de-intolerancia-religiosa-no-metro-de-salvador-por-idosa-de-75-anos/