MP pede prisão de policial que matou jovem negro pelas costas em SP

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão do policial militar Vinicius de Lima Britto, que executou Gabriel Renan da Silva Soares pelas costas no último dia 3 de novembro, em São Paulo.

A CNN teve acesso ao documento protocolado na noite desta quarta-feira (4) pelo promotor Rodolfo Justino Morais, da 3ª Promotoria do Júri de São Paulo. No texto, Morais solicita a prisão preventiva, alegando que o PM praticou homicídio qualificado, além de usar arma da corporação, desvirtuando a função pública.

O promotor de justiça também destacou que Gabriel não é a primeira vítima de homicídio do acusado. “Este não é o primeiro caso de morte provocada pelo denunciado. Em apenas 10 meses de atividade policial, já esteve envolvido em outras três mortes em circunstâncias semelhantes, o que demonstra sua alta periculosidade e o risco concreto que sua liberdade representa para a sociedade”, diz trecho do pedido.

Um dos casos, publicados pela CNN, aconteceu em dezembro do ano passado, quando o PM esteve envolvido em uma ocorrência com desfecho fatal em São Vicente, litoral paulista.

O promotor também ressalta em seu pedido que Britto poderá causar “temor às testemunhas” se continuar em liberdade.

Veja vídeo do caso;

Reprovação teste psicológico

Britto foi reprovado em um exame psicológico ao tentar ingressar na Polícia Militar pela primeira vez. A avaliação, realizada durante um concurso público para soldado de 2ª classe, em 2021, apontou problemas de sociabilidade e descontrole emocional.

O policial conseguiu entrar na corporação no mesmo ano, após ser aprovado em um segundo concurso.

Especialistas responsáveis pela reprovação apontaram dificuldade de sociabilidade e instabilidade em relações interpessoais. “Tais características contraindicam o candidato para o cargo, pois poderão comprometer sua capacidade de perceber e reagir adequadamente às demandas da função”, afirma um trecho do laudo.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mp-pede-prisao-de-policial-que-matou-jovem-negro-pelas-costas-em-sp/