Oscar 2025: votação preliminar já começou; conheça os candidatos brasileiros

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), responsável pela organização do Oscar, já iniciaram a votação preliminar para a edição de 2025. Entre as diversas categorias em disputa, destaca-se a de Melhor Filme Internacional, na qual o Brasil está concorrendo com o longa “Ainda Estou Aqui“.

A votação, iniciada nesta segunda-feira (9) e com término previsto para sexta-feira (13), abrange categorias como Melhor Curta-Metragem em Live-Action, Melhor Documentário e Melhor Curta-Documental.

O processo resultará na divulgação de uma lista preliminar de candidatos, que será revelada no dia 17 de dezembro.

Em janeiro, os membros votam para selecionar, entre os nomes da pré-lista, os candidatos que serão oficialmente indicados ao Oscar. A lista de indicados será divulgada em 17 de janeiro de 2025, e os vencedores serão anunciados na cerimônia marcada para 2 de março.

Além do filme indicado ao Globo de Ouro “Ainda Estou Aqui”, outros títulos brasileiros concorrem em diferentes categorias:

  • Melhor Curta-Metragem Live Action: “O Sertão Vai Vir ao Mar” e “Boi de Conchas”;
  • Melhor Longa-Documentário: “Tesouro Natterer”.

Rodrigo Cesar, diretor de “O Sertão Vai Vir ao Mar”, que concorre na categoria de Melhor Curta-Metragem Live Action, compartilha com a CNN: “A oportunidade de apresentar o filme, gravado na Paraíba, a públicos que talvez nunca tivessem acesso a ele nos traz uma imensa alegria.”

“Realizar esta campanha ampliou significativamente meus horizontes, permitindo-me compreender melhor e me posicionar de maneira mais ampla nesta indústria”, continuou. No entanto, para que uma campanha seja bem-sucedida, é fundamental contar com o apoio de órgãos e instituições de peso no setor.

Juliana Sakae, especialista em campanhas de Oscar para filmes independentes, reforça a importância do suporte de instituições como o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Sindicato da Indústria Audiovisual de SP (SIAESP), a ApexBrasil, entre outras.

“Muito embora muitas pessoas sonhem em levar um Oscar para casa, costumo dizer que a jornada de uma campanha para filmes independentes, com orçamento limitado, é um investimento não apenas na carreira do filme, mas também na trajetória do diretor e do produtor, além de contribuir para a visibilidade do cinema brasileiro como um todo”, afirmou.

Ela continuou: “Esses filmes acabam criando vínculos com distribuidoras internacionais, agências de relações públicas, votantes e críticos de cinema, o que é fundamental para fortalecer o ecossistema do nosso mercado a longo prazo.”

Sakae também destacou a importância de instituições como SPCINE, Cinema do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “Apoios como esses são essenciais para que o cinema brasileiro alcance mais espaço e reconhecimento internacionalmente”, acrescenta.

Outros brasileiros na disputa

O curta-metragem “Boi de Conchas”, dirigido pelo brasileiro Daniel Barosa, atualmente baseado em Los Angeles, foi qualificado para a disputa pelo prêmio após conquistar a vitória no Festival de Seattle.

 

O processo de qualificação pelo qual “Boi de Conchas” passou ocorre quando um título participa de eventos e festivais certificados pela AMPAS, como o festival de animações “Anima Mundi” e o festival de documentários “É Tudo Verdade”.

“É uma honra enorme já estar na corrida pelo Oscar. A expectativa é que o filme ganhe visibilidade tanto na indústria americana quanto internacional. Esperamos que as pessoas possam ver a diversidade e a profundidade do que produzimos, destacando as diferentes histórias e estilos que o nosso cinema tem a oferecer”, diz o diretor à CNN.

Além disso, o filme foi selecionado para o prestigiado Festival de Sundance e foi o destaque da semana pela organização Cinema Tropical, referência na promoção de filmes latino-americanos nos Estados Unidos.

O vencedor do Festival É Tudo Verdade 2024, o documentário “Tesouro Natterer”, de Renato Barbieri, também está na disputa pela preferência dos votantes do Oscar.

Oito brasileiros são convidados para integrar o comitê do Oscar

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/oscar-2025-votacao-preliminar-ja-comecou-conheca-os-candidatos-brasileiros/