Sebrae vai levar inovação e educação empreendedora às prefeituras em 2025

O Sebrae do Rio Grande do Norte pretende intensificar suas ações em 2025 com foco na educação empreendedora e na implantação de ecossistemas locais de inovação em parceria com as novas gestões municipais. Segundo o superintendente da instituição, Zeca Melo, a meta é fortalecer o desenvolvimento local, alcançando tanto pequenas empresas quanto jovens interessados em tecnologia e inovação.

“A segunda [meta] é a questão dos ecossistemas locais de inovação. Nós temos que levar a inovação não só para a prefeitura, mas para as pequenas empresas e para os meninos e meninas que se interessam pelo tema”, afirmou ele, em entrevista à Band TV.

Zeca ressaltou que o Sebrae está atento ao potencial tecnológico do estado e busca incentivar a juventude. “Eu acredito que em todas as cidades do Rio Grande do Norte você tem pelo menos um número de duas dúzias de meninos e meninas que se interessam por inteligência artificial, se interessam por inovação, precisam entrar nesse mundo, precisam ter acesso”, explicou.

Como parte dessa estratégia, o Sebrae realizará uma série de reuniões regionais com prefeitos eleitos em polos do RN. “Vamos ter uma reunião específica em cada uma das nossas agências: em Pau dos Ferros, Assu, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, Natal e em alguns lugares, provavelmente, com duas ou três reuniões”, destacou, explicando que o objetivo é ouvir as demandas locais e apresentar soluções voltadas à melhoria na prestação de serviços e à criação de mercados para inovação desenvolvida no estado.

Zeca também reforçou que o Sebrae já atua como parceiro em diversas prefeituras e continuará apoiando aquelas que aderirem às iniciativas. “Algumas [prefeituras] mais fortes, outras menos. Vamos abrir a possibilidade de trabalhar com quem quiser. Isso é dinâmico, isso não para”, afirmou.

A instituição planeja ainda ampliar o programa Cidade Empreendedora, que já está presente em 50 municípios potiguares. Zeca garantiu que o Sebrae continuará promovendo projetos de impacto direto no desenvolvimento local. “A nossa ideia é potencializar as soluções locais, criando mercado para quem faz tecnologia localmente”, afirmou.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/sebrae-inovacao-e-educacao-empreendedora/