Fotos: Ascom/Sesapi –
Ao todo, foram cerca de duas mil remessas mensais realizadas nos últimos três meses do ano, beneficiando mil pessoas
Uma das beneficiadas com a iniciativa foi Maria do Rosário, de 73 anos, que aprova a iniciativa. “Estou recebendo pela segunda vez. Foi muito bom esse projeto de entregar em casa, porque antes era muito difícil. Às vezes ia na farmácia, esperava e ainda não estava disponível, mas agora eu não preciso de me preocupar, pois recebo em casa”, destacou a aposentada.
A entrega de medicamentos em casa foi iniciada no mês de agosto. Para ter direito, o paciente precisa preencher um formulário de adesão na Farmácia do Povo (matriz), da Rua David Caldas, em Teresina. No documento, devem ser informados o nome, o número do CPF e do cartão SUS, contato telefônico e endereço para entrega.
É importante ressaltar que o serviço engloba todos os medicamentos dos protocolos do componente especializado atendidos pela Farmácia do Povo, ofertados à população tanto pelo Ministério da Saúde como pelo Governo do Estado, exceto os controlados e termolábeis, como é o caso das insulinas. Ao todo, são mais de 100 diferentes tipos de medicamentos disponibilizados.
Investimentos e ampliação
A ação integra uma série de ações implementadas pela Sesapi na Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf). Além da entrega em domicílios, a parceria com os Correios também fortaleceu a rede de assistência ao assegurar a dispensação de 100 mil unidades de medicamentos para todas as 11 unidades da Farmácia do Povo, tanto na capital como no interior do estado.
Os investimentos também possibilitaram a reforma e modernização da unidade da Farmácia do Povo em Parnaíba. As melhorias incluem nova fachada e identidade visual, facilitando a identificação do local. A unidade também ganhou novos assentos, ar-condicionado, bebedouro e recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

“Tivemos a atualização de todos os guias de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do componente especializado, de modo a ampliar o acesso aos medicamentos especializados. O intuito é de sempre garantir e promover, cada vez mais, a saúde da população piauiense, garantindo a equidade e a integralidade do acesso ao medicamento”, pontua Manoel Pinheiro, diretor da Duaf.
Além da entrega de medicamentos, a Farmácia do Povo oferece outros serviços à população. “Realizamos na unidade de Teresina o acompanhamento nutricional, a consulta médica e o atendimento farmacêutico clínico, com a oferta da consulta. Os demais serviços farmacêuticos clínicos também são ofertados nas outras unidades da Farmácia do Povo”, conclui o gestor.