Fiéis que participam da Lavagem do Bonfim contam com segurança reforçada e esquema especial de transporte

Milhares de fiéis já estão participando do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontece na quinta-feira (16). A caminhada de mais de seis quilômetros entre o Comércio e a Colina Sagrada envolve orações católicas, manifestações de religiões de matrizes africanas e elementos do sincretismo religioso, em uma demonstração de fé do povo baiano.

Desde a madrugada de hoje, o trânsito foi alterado em diversos locais da região da Cidade Baixa. O evento também vai contar com segurança reforçada e esquema especial de transporte.

O serviço de segurança  conta com dois mil policiais e bombeiros, além de 79 câmeras, algumas delas com tecnologia de reconhecimento facial e de placas veiculares, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Ainda conforme a SSP, as medidas de segurança contam viaturas e aeronaves no patrulhamento. No Centro de Operações e Inteligência (COI), 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas atuam no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que foi ativado para a festa.

As equipes do CICC iniciaram os trabalhos na central de monitoramento às 6h e sairão às 00h da sexta-feira (17). Os servidores têm acesso a diversos pontos da festa sob acompanhamento com 79 câmeras de videomonitoramento da SSP, sendo 34 delas com o Sistema de Reconhecimento Facial, além de duas Plataformas de Observação Elevada no cortejo.

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação especial para facilitar o deslocamento dos fiéis. A população conta com o funcionamento gratuito dos ascensores Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Elevador do Taboão e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada.

O Gonçalves, que liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, funciona até 19h; o Pilar, que liga o Santo Antônio Além do Carmo à Rua do Pilar, também no Comércio, vai funcionar até às 18h; o Elevador do Taboão, que também liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, funcionará até às 18h e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada vai funcionar até às 19h.

A operação de transporte por ônibus será realizada até à 0h de sexta-feira (17), com linhas para diversos pontos da cidade e prolongação de alguns horários de saída. Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região da festa terão o itinerário modificado.

Além disso, foram disponibilizados 46 ônibus da frota reguladora entre o Largo do Papagaio e a Estação da Lapa, que entrarão em operação caso haja demanda.

Pontos de táxis e mototáxis foram implementados em locais estratégicos nas proximidades do trajeto da Lavagem do Bonfim, buscando facilitar o deslocamento dos participantes.

Os pontos da região da Cidade Baixa foram desativados e dois pontos especiais foram instalados: um na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, nas proximidades do ferryboat, e outro no Largo de Roma, em frente ao Hospital da Mulher.

Ambos os locais têm táxis e mototáxis à disposição para os usuários. Além desses dois pontos, os mototaxistas contam mais um local de atuação, próximo à Colina Sagrada, na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José.

O post Fiéis que participam da Lavagem do Bonfim contam com segurança reforçada e esquema especial de transporte apareceu primeiro em Toda Bahia.

Fonte: https://todabahia.com.br/fieis-que-participam-da-lavagem-do-bonfim-contam-com-seguranca-reforcada-e-esquema-especial-de-transporte/