BC deve manter Selic elevada para ancorar expectativas, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse nesta terça-feira (28) que a manutenção da taxa de juros em um patamar mais elevado no curto prazo é necessária para ancorar as expectativas.

A declaração foi realizada um dia antes da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a Selic.

A expectativa do ministro é de que o Copom eleve a taxa básica de juros nas próximas três reuniões, de modo a trazer a inflação para a meta de 3% — com intervalo de tolerância de 4,5% — para que a Selic entre em trajetória de queda até 2026, último ano do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O que a taxa de juros faz, quando ela é elevada no país, é reduzir a atratividade. Na minha cabeça, o ideal é aumentar a taxa de juros, estabilizar expectativas, inflação na meta para voltar a cair a taxa de juros até 2026. É para isso que eu torço. Estou preparado para trabalhar nesta direção”, disse a jornalistas após anúncio da carteira de concessões.

Na avaliação do ministro, a ancoragem das expectativas vai ampliar a atratividade da carteira de concessões rodoviárias anunciada pelo governo federal nesta terça.

De acordo com Renan Filho, os leilões mantêm a sua atratividade, apesar da taxa básica de juros elevada.

“Mesmo com essa subida de juros, conhecida por todos do mercado, […] a nossa carteira mantém a atratividade. É claro que quanto menor a taxa de juros, melhor fica a atratividade”, afirmou.

O Copom divulga nesta quarta-feira (29) a primeira decisão sobre os juros deste ano. As apostas do mercado estão na manutenção do aumento de 1 ponto, elevando a taxa Selic em 13,25% ao ano.

No final do ano passado, o ministro afirmou que poderia revisar a taxa interna de retorno (TIR) das concessões rodoviárias de 2025 devido à taxa de juros elevada.

Ao ser questionado sobre essa possibilidade de revisão, Renan Filho respondeu que a discussão sobre o aumento da taxa interna de retorno é “permanente”.

Reforma tributária cria “nanoempreendedor”; entenda nova categoria

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/bc-deve-manter-selic-elevada-para-ancorar-expectativas-diz-renan-filho/