O que Globo de Ouro e Critics Choice Awards indicam para o Oscar 2025

Com o resultado dos vencedores do Critics Choice Awards 2025, o Oscar ganha mais um parâmetro quanto à possíveis premiados nas categorias mais cobiçadas.

Veja abaixo o que uma das mais importantes premiações do cinema e da televisão, assim como o Globo de Ouro, indicam para o principal evento de cinema do ano, que acontece em 2 de março.

Depois de Fernanda Torres vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, “Ainda Estou Aqui” não venceu a única indicação no Critics Choice Awards, de Melhor Filme Estrangeiro.

O longa francês “Emilia Pérez” levou a melhor na categoria, assim como no Globo de Ouro, onde venceu como o Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Na última noite, o filme também recebeu destaque pela vitória de Zoe Saldaña como Melhor Atriz Coadjuvante e pelo prêmio de Melhor Canção. 

No Globo de Ouro 2025, a intérprete de Rita Mora Castro no filme de Jacques Audiard venceu a mesma categoria, indicando chances de levar a principal estatueta do ano como coadjuvante. O filme também chega forte como Melhor Filme Estrangeiro.

Os resultados à favor do longa protagonizado por Karla Sofía Gascón não foram afetados pelas recentes polêmicas envolvendo a atriz, já que a votação da premiação se encerrou no dia 10 de janeiro, quase um mês antes do anúncio dos premiados.

O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante também se repetiu no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards: Kieran Culkin, de “A Verdadeira Dor”, com roteiro e direção de Eisenberg. Os resultados indicam uma chance considerável do ator levar o Oscar.

Quanto à categoria de Melhor Filme, “Anora” surpreendeu ao vencer apenas a principal categoria do Critics Choice Awards, já que também não levou nenhum prêmio no Globo de Ouro, no qual “O Brutalista” foi escolhido como o Melhor Filme de Drama.

O Critics Choice Awards, no entanto, acertou 60% dos vencedores de Melhor Filme da maior homenagem do cinema de Hollywood desde a criação em 1995, segundo análise feita pela CNN.

Outra categoria que aponta favoritismo para o Oscar é a de Melhor Ator. Adrien Brody, que vive László Toth em “O Brutalista”, se destacou tanto no Globo de Ouro quanto no Critics Choice Awards.

Por fim, mas não menos importante, não é possível cravar a favorita à Melhor Atriz no Oscar. A brasileira Fernanda Torres foi quem levou a melhor como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, mas não chegou a ser indicada no prêmio da última sexta (7).

Já Demi Moore venceu como Melhor Atriz em Filme de Comédia no Globo de Ouro, e Melhor Atriz no Critics Choice Awards por seu papel em “A Substância”, desbancando neste último, nomes como Karla Sofía Gascón, Cynthia Erivo e Angelina Jolie.

Oscar 2025: conheça “O Brutalista”, que concorre a Melhor Filme

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/o-que-globo-de-ouro-e-critics-choice-awards-indicam-para-o-oscar-2025/