Três estabelecimentos em situação insalubre são interditados na Ponta da Terra

Três estabelecimentos, localizados na Ponta da Terra, foram interditados na manhã desta terça-feira (11) por produzirem e armazenarem alimentos e insumos de forma inadequada, podendo causar riscos à saúde do consumidor.

A fiscalização foi realizada pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), que constatou que as instalações eram insalubres.

“Os comerciantes possuíam a guarda de carrinhos para ambulantes e  comercializavam alimentos perecíveis como milho, pasteis e cana-de-açúcar na orla marítima”, informa Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió.

Cortesia

Cortesia

Ainda segundo a equipe de fiscalização, os locais apresentavam condições precárias de higiene, com restos de alimentos espalhados, madeiras e outros entulhos. Os locais foram considerados propícios à proliferação de insetos e roedores. Foi constatada também a existência de esgoto a céu aberto e vazamentos.

“Os alimentos que seriam comercializados na orla estavam armazenados em temperatura ambiente, sem a preocupação de mantê-los sob refrigeração, expondo os mesmos à contaminação e, consequentemente, colocando a saúde da população em risco”, finalizou Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió.

Os estabelecimentos têm o prazo de até 30 dias para se adequar às exigências sanitárias e solicitar a desinterdição. Caso os estabelecimentos não se adequem, responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa  no valor de R$180 a R$38 mil reais.

Cortesia

Cortesia

Fonte: https://www.alagoas24horas.com.br/1650423/tres-estabelecimentos-em-situacao-insalubre-sao-interditados-na-ponta-da-terra/