Único vereador de oposição na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, Irmão Heriberto (PP) questionou a lentidão da gestão do novo prefeito Antônio Henrique (PSD), que assumiu a prefeitura em janeiro de 2025. Embora reconheça que ainda é cedo para um balanço definitivo, ele esperava mais agilidade nas ações do governo municipal, especialmente por se tratar de uma administração de continuidade do ex-prefeito Júlio César.
“O atual prefeito está há um mês e poucos dias. Eu, mesmo sendo oposição, evito neste primeiro momento tecer críticas ou cobranças, porque, embora ele seja sucessor do prefeito anterior, ele assumiu com o slogan de que ‘o trabalho vai continuar’. Se é continuidade, não pode ter parada”, afirmou Heriberto.
O vereador ressaltou que ainda dará um prazo de 90 dias antes de fazer uma avaliação mais aprofundada, mas frisou que as primeiras semanas de governo deveriam ter sido mais dinâmicas. “Mesmo sendo pouco tempo, eu esperava que as coisas tivessem mais celeridade. Se é continuidade, não pode parar. Mas prefiro aguardar para emitir uma opinião mais detalhada.”
Atualmente, Heriberto é o único parlamentar da oposição em um legislativo majoritariamente governista. Segundo ele, ainda não houve uma reunião entre todos os vereadores e o prefeito, apenas encontros internos entre os aliados da gestão. “Até agora, a Câmara só teve reunião com a bancada do governo. Sou o único vereador que não é governo.”
Crítica à gestão anterior: festas x serviços públicos
Ao avaliar a administração do ex-prefeito Júlio César, Heriberto afirmou que a cidade passou por avanços pontuais, mas destacou que o foco da gestão anterior foi em eventos e mídia, deixando áreas essenciais como saúde e educação em segundo plano.
“Ele fez um governo de muita mídia, de muita festa. Foi uma estratégia política dele. Hoje a juventude gosta de festas. Pode estar faltando remédio no posto de saúde, mas, se tem festa, isso acaba mascarando a situação.”
O parlamentar reconheceu que o aumento do calendário de eventos movimentou a economia local, especialmente no litoral, com o fortalecimento da locação de casas e aumento do fluxo de visitantes. No entanto, apontou que esse efeito positivo foi passageiro e não se refletiu em melhorias estruturais duradouras.
“Houve um investimento muito forte em bandas, eventos, festas. Isso realmente melhorou a economia do litoral durante os eventos, mas passou disso, a renda morreu. Enquanto isso, o hospital vivia desabastecido, os postos de saúde não tinham medicamentos, exames e cirurgias ficaram represados.”
Na área da educação, Heriberto criticou a falta de reajuste do piso salarial dos professores em 2023, que não foi pago pelo ex-prefeito. “O reajuste era de 14,95%, ele não pagou, nem negociou, nem parcelou. Quando chegou 2024, como o reajuste era menor, de pouco mais de 5%, ele pagou este e deixou o de 2023 no esquecimento.”
Apesar das críticas, o vereador ponderou que o ex-prefeito teve méritos por conseguir se sobressair administrativamente em relação a gestões anteriores. “O que aconteceu foi que os antecessores de Júlio foram tão ruins que ele acabou sendo visto como melhor administrador.”
Ceará-Mirim precisa melhorar infraestrutura antes de divulgar suas praias, diz vereador
Além das críticas à condução da gestão municipal, o vereador Irmão Heriberto (PP) apontou que Ceará-Mirim não está aproveitando seu potencial turístico da forma correta. Para ele, a cidade tem uma vocação natural para o turismo, mas enfrenta problemas estruturais que impedem o crescimento sustentável do setor.
“Temos praias belíssimas, lagoas incríveis, mas isso tudo precisa de infraestrutura para atrair turistas. Não adianta vender uma imagem para o Brasil se, quando os visitantes chegarem, encontrarem problemas básicos.”
Um dos exemplos citados foi Muriú, uma das principais praias do município. Segundo Heriberto, a região sofre com a falta de drenagem, e qualquer chuva causa alagamentos. “Quando chove forte, várias ruas ficam alagadas, inclusive a avenida principal. Como atrair turistas se falta drenagem, saneamento e pavimentação?”
O vereador comparou a situação de Ceará-Mirim com o caso de São Miguel do Gostoso, cidade que se tornou referência no turismo potiguar. “Gostoso passou por uma transformação de infraestrutura, saneamento e calçamento antes de se consolidar. É isso que precisamos fazer aqui.”
Ele criticou uma abordagem que foca apenas em promoção turística sem resolver os problemas internos. “Você não pode maquiar a cidade para atrair turistas, porque quando eles chegam, veem a realidade. Antes de divulgar, tem que preparar a casa.”
Para o vereador, além dos investimentos na infraestrutura das praias, Ceará-Mirim precisa ampliar os incentivos para o turismo e a agricultura familiar, setores que poderiam fortalecer a economia do município. “O turismo gera empregos diretos e indiretos. A agricultura familiar pode não gerar tanto emprego formal, mas gera renda. Ambas são áreas que precisam de mais atenção.”
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/vereador-critica-paralisacao-servicos-ceara-mirim/