Cafeteria paulistana é única brasileira em lista das 100 melhores do mundo

A cafeteria paulistana Cupping Café é a única brasileira na lista das 100 melhores do mundo. Este é o resultado da primeira edição do The World’s 100 Best Coffee Shops, cuja lista que elenca as melhores cafeterias focadas em cafés especiais do mundo foi divulgada na segunda-feira (17) em premiação em Madrid, na Espanha.

A cafeteria figura no 92º lugar, aparecendo à frente de endereços da Alemanha, Argentina, México, Venezuela, Estados Unidos, Uganda e Peru.

A cafeteria

Localizada na Vila Madalena, a cafeteria abriu em 2017 pelas mãos do barista e mestre de torras Gabriel Penteado, formado originalmente em arquitetura.

Desde o começo, a proposta era oferecer cafés de alta qualidade, com foco nos produtores de café especial do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Paraná.

Hoje, além da loja, a Cupping faz a própria torrefação e fornece para outros negócios. Clientes também podem comprar sacos de café de 250 gramas no site oficial, incluindo variedades como Catuaí, Catuaí Vermelho, Catucaí e Gesha.

As 100 melhores do mundo

Entre as 100 melhores cafeterias do mundo focadas em cafés especiais, os Estados Unidos saem na frente com o maior número na lista: são 14 ao todo. Em seguida aparece a Austrália, com nove endereços.

Inclusive, no primeiro lugar do ranking está a Toby’s Estate Coffee Roasters, com matriz em Sydney. A empreitada começou em 1997, quando o advogado Toby Smith deixou a carreira de lado para seguir a paixão por café. Ele viajou para cantos remotos do mundo atrás de pequenos produtores e mergulhou no processo dos cafés especiais.

Além do Brasil, outras 16 cafeterias da América do Sul dedicadas a cafés especiais estão na lista, distribuídas pela Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile e Bolívia.

Confira as 10 primeiras colocadas:  

  1. Toby’s Estate Coffee Roasters (Austrália)
  2. Onyx Coffee LAB (Estados Unidos)
  3. Gota Coffee Experts (Áustria)
  4. Proud Mary Coffee (Austrália)
  5. Tim Wendelboe (Noruega)
  6. Apartment Coffee (Singapura)
  7. Kawa (França)
  8. Coffee Anthology (Austrália)
  9. Story of Ono (Malásia)
  10. Tropicalia Coffee (Colômbia)

Confira a lista completa com as 100 colocadas neste link.

Votação

Segundo a premiação, mais de quatro mil cafeterias foram avaliadas no mundo todo e o processo considerou critérios-chave como qualidade do café, experiência do barista, atendimento ao cliente, inovação, ambiente, práticas de sustentabilidade e qualidade dos alimentos.

O ranking The World’s 100 Best Coffee Shops foi determinado por meio de um sistema de votação que combinou avaliações de um júri especializado misturados com a opinião pública. Assim, o processo incluiu 70% de votos profissionais e 30% de votos populares.

No total, mais de 200 especialistas em café credenciados pela Specialty Coffee Association (SCA) e pelo Coffee Quality Institute (CQI) avaliaram as cafeterias ao longo de um ano.

Os votos compilados resultaram em uma lista preliminar, que foi então enviada para votação popular através da internet. A votação popular reuniu mais de 65 mil votos em um período de 15 dias

Benefícios da cafeína: estimulante usado a favor de exercícios físicos

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/cafeteria-paulistana-e-unica-brasileira-em-lista-das-100-melhores-do-mundo/