Prefeitura suspende taxa de ligação de esgoto e revisará cobrança de 100% na tarifa da Águas de Teresina

Foto: Divulgação/Águas de Teresina –

Decisão foi tomada nesta terça-feira (18), após reunião da Prefeitura, Câmara Municipal e Águas de Teresina

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou nesta terça-feira (18) uma série de medidas relacionadas ao serviço da Águas de Teresina, concessionária responsável pelo fornecimento de água e esgoto na capital. As decisões foram tomadas após denúncias e polêmicas envolvendo a empresa.

Entre as medidas assinadas pelo prefeito, está a notificação para que a concessionária suspenda intervenções que envolvam a abertura de valas em vias públicas para expansão das redes de água e esgoto. Além disso, foi determinado que a empresa deve arcar com os custos da ligação dos ramais residenciais à rede pública, serviço pelo qual atualmente cobra R$ 954,02 por residência. A Prefeitura ressalta que essa despesa já está inclusa na tarifa contratual.

A notificação também estabelece que a cobrança extra só poderá ocorrer em casos de extensão adicional de ramais que ultrapassem 15 metros em áreas urbanas e 30 metros em áreas rurais. Além disso, os serviços de ligação só poderão ser realizados mediante solicitação do usuário, e não de forma automática pela concessionária.

Por fim, a Prefeitura anunciou que irá revisar o percentual de 100% do consumo de água utilizado como base de cálculo para a tarifa de esgoto, levando em conta a capacidade de pagamento da população de Teresina.

Fonte: https://portalodia.com/noticias/teresina/prefeitura-suspende-taxa-de-ligacao-de-esgoto-e-revisara-cobranca-de-100-na-tarifa-da-aguas-de-teresina-433170.html