Gilmar Mendes acaba de negar, depois de quase dois anos de análise, um recurso do MP do Rio para que fosse reaberto o caso das “rachadinhas” no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro.
A informação é do repórter Lauro Jardim em sua coluna em O Globo.
Lauro lembra que “promotores do Rio recorreram ao Supremo em maio de 2023 para tentar reverter uma decisão do STJ que derrubou provas coletadas na investigação. A anulação do material é consequência de um “efeito dominó” a partir das decisões do juiz Flávio Itabaiana, da 7ª Vara Criminal do Rio.
“Como ele foi considerado incompetente para julgar o caso, já que o filho de Jair Bolsonaro teria foro privilegiado na avaliação do Judiciário, muito do que foi coletado nas apurações acabou invalidado”, relembra o repórter.
“Mesmo com a argumentação da promotoria, Gilmar não aceitou determinar a retomada do caso. Ao todo, o ministro demorou 21 meses para considerar o pedido do MP do Rio. O órgão chegou a denunciar Flávio Bolsonaro por organização criminosa e lavagem de dinheiro por desvios de salários de sua equipe na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para o pagamento de despesas pessoais.”, conclui Lauro sobre a decisão de Gilmar.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/gilmar-nega-recurso-para-reabrir-caso-das-rachadinhas-de-flavio-bolsonaro/