“Volumes dentro da média”, alerta Defesa Civil para período chuvoso em Maceió

O período chuvoso de 2025 deve ter volumes dentro da média esperada em Maceió, é o que aponta a Defesa Civil de Maceió por meio de uma nota encaminhada a imprensa na tarde dessa quinta-feira, 27.

Há uma previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de que haja 60% de probabilidade de que o fenômeno La Niña ocorra entre fevereiro e abril de 2025.

De acordo com Hugo Carvalho, meteorologista do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), espera-se uma transição do outono para o inverno para condições neutras no Oceano Pacífico.

Segundo ele, “o que pode reduzir os impactos típicos do La Niña e levar a padrões climáticos mais próximos da média histórica, que é de 1.280 mm de precipitação durante todo o período chuvoso”, explica Carvalho, por meio de uma nota encaminhada pela Secom Maceió.

O período chuvoso em Maceió ocorre entre abril e agosto, com uma média esperada de aproximadamente 1.280 mm de precipitação. Junho é o mês mais chuvoso, registrando cerca de 322,8 mm. Durante esse período, são comuns chuvas intensas e frequentes, influenciadas por diversos sistemas atmosféricos. Além disso, fenômenos como El Niño e La Niña modulam a variabilidade climática”, destacou a Defesa Civil por meio de nota da Secom Maceió.

Fonte: https://www.alagoas24horas.com.br/1653957/volumes-dento-da-media-alerta-defesa-civil-para-periodo-chuvoso-em-maceio/