Foto: Paxabay –
O dólar, que voltou a ter forte alta de 1,50%, cotado a R$ 5,90
A tensão marcou a sexta-feira (28), último dia do mês e pré-feriado de Carnaval. O Ibovespa fechou o dia com queda parruda de 1,60%, aos 122.799,09 pontos, uma perda de 1.999,87 pontos. Na semana, o indicador acumula baixa de 3,4%, e no mês, de 2,64%. No ano, porém, o indicador acumula ganhos de 2%.
O clima pesou forte na Casa Branca, com um acontecimento quase inédito. Em frente à imprensa mundial, os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump, bateram boca feio.
O republicano acusou Zelensky de “apostar na Terceira Guerra Mundial”, marcando o momento em que uma reunião na Casa Branca sobre o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia se transformou em uma troca de farpas. O ucraniano saiu de lá sem fechar nenhum acordo de cessar-fogo.
Ainda nos Estados Unidos, o índice de preços (PCE), medidor de inflação preferido do Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense), subiu 0,3% em janeiro, conforme anunciou o Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta sexta-feira. Em um ano, o PCE foi a 2,5% — acima da meta de 2% perseguida pelo Fed. Isso indica que a austeridade monetária deve ser mantida nas próximas decisões sobre os juros.
Por aqui, o mercado financeiro também reagiu ao anúncio de que o presidente Lula convidou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, onde poderá cuidar das articulações políticas do governo. Ela substitui Alexandre Padilha, que deixou o cargo na última quarta-feira (26) para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. A atual presidente do PT deve tomar posse no dia 10 de março.
O Ibovespa, no entanto, já vinha caindo antes do anúncio de Lula sobre Gleisi.
A contribuição principal para a queda do Ibovespa foi o desempenho negativo de dois pesos-pesados do indicador: Vale (VALE3), com -2,04%, e Petrobras (PETR4), -1,86%, que repercutiram as quedas de suas respectivas commodities no mercado externo. Os grandes bancos também operaram no vermelho ao longo do dia.
Dólar
A tensão na Casa Branca afetou o dólar, que voltou a ter forte alta de 1,50%, cotado a R$ 5,90.
Mercado externo
Apesar do bate-boca no Salão Oval da Casa Branca e do PCE mais forte, os mercados de Nova York fecharam no positivo.
O Dow Jones subiu 1,39%, aos 43.840,91 pontos; o S&P 500, +1,59%, aos 5.954,50 pontos; e o Nasdaq, +1,63%, aos 18.847,28 pontos.
Fonte: https://iclnoticias.com.br/economia/ibovespa-tomba-160-vale-petrobras/