Foto: Ascom/Sesapi –
Além disso, foram realizados testes rápidos para detecção de ISTs
“A distribuição de preservativos e gel lubrificantes tem um caráter preventivo, considerando que o aumento da circulação de pessoas nas festividades eleva os riscos de transmissão de doenças como HIV, sífilis e outras infecções. Com essa ação, a secretaria busca não apenas garantir a proteção física dos participantes, mas também fomentar uma cultura de responsabilidade e cuidado com a saúde sexual”, destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
No total, a Secretaria disponibilizou 100.800 unidades de preservativos masculinos e 11.800 unidades de preservativos femininos durante as festas de Carnaval nas regiões norte e sul do estado. Além disso, foram distribuídas 16.200 unidades de gel lubrificante.
A Sesapi também realizou testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites nas principais cidades que promovem festas carnavalescas, garantindo mais prevenção e acesso à saúde para a população.