Fotos: Assessoria Sempi –
A solenidade marcou a apresentação da campanha, destacando o objetivo, importância e as principais ações a serem desenvolvidas ao longo da iniciativa
Uma solenidade marcou a apresentação da campanha, destacando o objetivo, importância e as principais ações a serem desenvolvidas ao longo da iniciativa que serão realizadas em Teresina e nos organismos de políticas para as mulheres no interior do Estado.
A abertura das atividades também foi espaço para a exposição e vendas de produtos da Agricultura Familiar, Feira das Empreendedoras e serviços de cuidado com a saúde de trabalhadores, através de vacinas e testes rápidos. Por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), os presentes puderam ter acesso às vacinas contra hepatite B, Tétano, Febre Amarela e Tríplice Viral, além do contato com os profissionais de psicologia e da enfermagem.
O espaço gastronômico do evento contou com a presença de muitas empreendedoras que destacaram a oportunidade do momento na exposição e divulgação de seus trabalhos. Como a doceira e boleira Janaína Lavu, que expressou alegria pela ocasião. “Este momento é fundamental para que possamos mostrar nosso trabalho e permitir que mais pessoas conheçam o que fazemos. É uma ótima oportunidade de divulgação. Quero aproveitar para expressar minha gratidão, especialmente próximo deste dia tão significativo, para celebrarmos as mulheres empreendedoras”, disse.
Durante o evento, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, relembrou a importância do mês para a luta dos direitos das mulheres e como a campanha reforça o enfrentamento aos diversos tipos de violações. “Março é um mês de luta, mas também marca as conquistas das mulheres na sociedade. Através da Campanha, trabalhamos o enfrentamento ao assédio moral e sexual, pelo fato de nós mulheres estarmos suscetíveis aos vários tipos de violência”, afirmou a gestora estadual.
Já a Secretária da Assistência Social, Regina Sousa, defendeu a relevância de trabalhar a campanha para além do mês de março e unir todos os órgãos nesta iniciativa. “As semanas que evidenciam essas pautas são para lembrar, para não deixar esquecer que os problemas das mulheres não acabam. Para isso, as ações devem acontecer o ano inteiro, para estarmos educando a população sobre isso”.
Regina Sousa ainda destacou a importância da educação do enfrentamento à violência desde as fases iniciais da vida, objetivando a construção de uma nova geração que não pratique violência de gênero. “A educação tem que ser desde pequeno, em casa, na escola. Essa pauta tem que ganhar as instituições escolares porque a criança que é educada para a não violência, torna-se um adulto não violento”, completou.
O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, marcou presença e pontuou a união entre os órgãos estaduais para tornar a campanha atuante. “Diversos órgãos do Governo do Estado se unindo tornam a campanha mais forte ainda, levando o objetivo de proteger as mulheres. Assim, tornamos a mensagem emblemática e significativa para a sociedade, podendo contribuir para que os objetivos sejam alcançados de forma mais contemplativa”.
A defensora pública do Estado, Lia Medeiros, chamou a atenção para a importância de trabalhar a temática dentro e fora do ambiente laboral. “É uma pauta extremamente importante, que ajuda a ampliar esse olhar. Trabalhamos muito a questão da violência de gênero com foco na violência doméstica, mas ela acontece em vários outros âmbitos que também têm que ser trabalhados”.

No decorrer de todo o mês de março, a campanha irá trabalhar temáticas voltadas à saúde da mulher, ao enfrentamento à violência doméstica e ao assédio, sobretudo nos ambientes de trabalho.
A iniciativa também marca o início das atividades de 2025 do programa ‘Vamos às Escolas’ e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da campanha permanente de combate ao assédio, que prevê uma compactação entre as organizações para desenvolver ações de combate ao assédio moral e sexual.