Deputado levanta suspeita de grampos da Seap em gabinetes de parlamentares e outras autoridades

O deputado Alexandre Knoploch (PL) usou a o plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta terça-feira (18/03), para mais uma vez voltar suas bateira contra a secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). Desta vez, ele levantou a possibilidade da pasta estar realizando grampos ilegais nos gabinetes de deputados, juízes, desembargadores e até mesmo na presidência da Casa.

Knoploch revelou que tentou obter explicações na própria Seap sobre o uso do chamado “Sistema Guardião”. “Fui recebido por um superintendente, mas houve um verdadeiro reboliço com a minha presença”, relatou. “Se existem grampos nos gabinetes da Casa e de desembargadores, isso é muito grave e precisa ser investigado”. O deputado também lembrou que denúncias semelhantes já haviam sido feitas durante o governo de Wilson Witzel.

O parlamentar questionou o motivo de a Seap estar utilizando um instrumento que seria da polícia judiciária, além de criticar a falta de transparência no acesso e no funcionamento do “Sistema Guardião”. “Fui à Seap para tentar entender aquilo e não consegui”, afirmou. “Espero respeito ao parlamentar”.

O deputado defendeu que a Alerj faça um pedido formal à Seap para realizar uma auditoria e apurar as denúncias. “Temos a prerrogativa de investigar essa bosta de governo que está aí”, declarou. Rodrigo Amorim (União Brasil) corroborou a denúncia, afirmando que também tinha conhecimento sobre a suposta “arapongagem” da Seap nos gabinetes dos deputados.

Os parlamentares também criticaram a secretária da Seap, Maria Rosa Nebel, mencionando denúncias de irregularidades em contratos com cantinas e outros serviços. “O que segura uma secretária tão incompetente ninguém sabe”, disparou Amorim. Ele também questionou a ausência da secretária em discussões sobre a Lei Orgânica da Polícia.

Diante da gravidade das acusações, os deputados exigiram uma investigação rigorosa para apurar as denúncias de grampos ilegais e possíveis irregularidades na Seap. Em suas redes sociais, Knoploch diz que foi cerceado do direito de exercer uma fiscalização na sede da Seap. Por isso, registrou boletim de ocorrência na 4ª DP e vai entrar com uma ação de improbidade contra a titular da pasta.

A Agenda do Poder aguarda um posicionamento da secretaria.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-levanta-suspeita-de-grampos-da-seap-em-gabinetes-de-parlamentares-e-outras-autoridades/