O avião presidencial que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva arremeteu antes de pousar no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), na tarde desta terça-feira (18). Apesar do susto, a manobra foi realizada com segurança, e o pouso ocorreu normalmente cerca de 10 minutos depois.
Lula estava acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho), além do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli. Segundos auxiliares presidenciais que estavam a bordo, o presidente manteve a tranquilidade e não demonstrou preocupação com o procedimento.
Ricardo Cappelli, que estava no voo, minimizou o ocorrido e destacou que a arremetida é uma manobra comum na aviação. “Foi tranquilo. Isso é normal, já passei por isso várias vezes em voos comerciais”, afirmou.

De acordo com informações, o incidente aconteceu por volta das 15h20, devido a fortes ventos na região do aeroporto. A aeronave precisou adiar o pouso para garantir a segurança dos passageiros e aterrissou com sucesso aproximadamente às 15h30.