A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de temperaturas extremamente elevadas, principalmente em partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e risco de tempestades no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina.
Segundo o instituto, uma onda de calor atinge partes do Mato Grosso, de Goiás, de Minas Gerais, do Paraná, de São Paulo, além de todo o estado do Mato Grosso do Sul. Essas áreas estão sob alerta laranja, que significa perigo.
Onda de calor continua nesta semana. — Foto: Reprodução / Inmet
A onda de calor pode provocar temperaturas 5ºC acima da média por um período de três a até cinco dias. O alerta é válido até às 18h de quarta-feira (1º).
Segundo a MetSul Meteorologia, o cenário é mais preocupante em São Paulo, onde “será uma semana de calor muito fora do normal para os padrões do final de abril e começo de maio”.
“Uma poderosa massa de ar seco e quente cobre neste momento o Centro do Brasil e proporciona uma sequência absurdamente longa de dias de temperatura muito acima do normal e que vai persistir durante esta semana na cidade de São Paulo e no interior do estado”, continua.
Previsão do tempo

Chuvas continuam na região Sul. — Foto: Reprodução / Inmet
Em São Paulo, com a onda de calor, as tardes desta semana podem atingir marcas de 30ºC a 32ºC, podendo chegar a 34ºC. No interior do estado, área mais atingida pela onda de calor, a temperatura elevada deve ganhar força na segunda metade da semana, com a temperatura podendo atingir marcas de 37ºC a 39ºC.
No Sul do país, a semana deve ser marcada por chuvas, que já atingem a região desde o final de semana. A instabilidade deve permanecer até a quinta-feira (2) e “acumular volumes de chuva acima dos 200 mm, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”.
O cenário ocorre especialmente no Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina. “Uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil vai se intensificar sobre o Centro do país nesta semana sob um padrão de bloqueio atmosférico”, diz o MetSul.
“Ao mesmo tempo, ar mais frio vai estar atuando em vários dias sobre a Argentina, gerando um enorme contraste térmico nas latitudes médias do continente. Uma vez que o Rio Grande do Sul estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva”, completa.
No Rio de Janeiro a previsão é de sol a semana inteira, com máximas de 31ºC e mínimas de 22ºC.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1407078100043444’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://iclnoticias.com.br/tempo-onda-de-calor-em-sp-enchentes-previsao/