A notícia de que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado na quarta-feira (26) não passou despercebida na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Parlamentares da oposição, composta por membros do Psol, PCdoB e PT, celebraram a decisão nas redes sociais e no plenário da Casa.
A decisão do STF, que aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República por unanimidade, torna os acusados réus por suspeita de participação em uma trama golpista entre o final de 2022 e o início de 2023. A palavra de ordem entre os parlamentares da oposição era “Sem Anistia!”, frase que se tornou simbólica para os denunciados pelos atos de 8 de janeiro.
“Hoje, de fato, é um grande dia. Afinal de contas, o STF tornou réus Bolsonaro e sete pupilos amestrados que atentaram contra a democracia brasileira”, disse a deputada Renata Souza (Psol). Já Professo Josemar (Psol) reagiu:
“É bem claro: foi tentativa de golpe, de abolição do Estado Democrático de Direito. Todos aqueles que cometeram o crime de 8 de janeiro de 2023 têm que ir para cadeia.”
A deputada Elika Takimoto (PT) optou por fazer uma postagem em seu Instagram comemorando a decisão do STF, acompanhada de um vídeo de Bolsonaro logo após a audiência. “Assistindo ao réu do gado tornar-se o primeiro ex-presidente a ser julgado por tentativa de golpe de estado”, escreveu.
Defesa de Bolsonaro
Um dos poucos a sair em defesa de Bolsonaro foi o deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), que postou em suas redes sociais: “O sistema vence batalhas. Mas um líder vence guerras. Força, Presidente Bolsonaro. O Brasil está contigo.”
A decisão do STF abre caminho para o julgamento do mérito da denúncia contra Bolsonaro e os demais réus, em um esforço para agilizar o processo e evitar que o caso seja influenciado pelas eleições presidenciais de 2026.
O recebimento da denúncia também impacta a situação política de Bolsonaro, gerando debates entre seus aliados sobre a antecipação da escolha de um candidato para a corrida eleitoral do próximo ano.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/oposicao-na-alerj-celebra-decisao-do-stf-de-tornar-bolsonaro-reu-por-tentativa-de-golpe/