A Câmara de Mossoró (CMM) realizou, na tarde desta quinta-feira 27, uma Sessão Solene em homenagem a 58 mulheres que contribuem para o desenvolvimento da cidade na Casa Legislativa. Pela primeira vez, a solenidade reconheceu também as servidoras da Casa Legislativa, que desempenham funções na administração e nos gabinetes dos parlamentares.
A vereadora Marleide Cunha (PT) destacou, ao AGORA RN, a relevância da solenidade para a valorização das mulheres. “É importante porque as mulheres se sentem em lugar de destaque quando a maioria das mulheres na sociedade é sempre colocada em situação inferior, em situação onde os homens são destaques. A solenidade é um reconhecimento simbólico, mas a gente precisa de mais. Queremos respeito e viver com dignidade”, afirmou.
Ela também ressaltou a necessidade de políticas públicas voltadas às mulheres. “Mossoró está dentro de uma sociedade machista e patriarcal. Para mudar isso, precisamos de políticas de combate à violência, de emprego e renda, que coloquem a mulher no espaço público e não apenas privado. A educação também é fundamental”, disse a parlamentar.
“É fundamental ter essa vivência das mulheres mais experientes dentro do parlamento, para que a gente possa construir políticas públicas que vão melhorando a nossa convivência, o nosso dia a dia, a vida na sociedade com dignidade” completou Marleide.
Na solenidade, o presidente da Câmara, Genilson Alves (União Brasil), ressaltou a importância do evento. “Hoje, temos o privilégio de realizar uma ação histórica na Câmara Municipal de Mossoró. Estamos fazendo um justo e merecido reconhecimento às servidoras da nossa Casa Legislativa, mulheres que, com sua dedicação e competência, fazem acontecer”, afirmou.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), parabenizou a iniciativa. “Estamos extremamente felizes neste momento. A Câmara faz hoje um importante e justo reconhecimento inédito a todas as servidoras, mulheres que trabalham nos gabinetes e na administração. Elas estão sendo hoje homenageadas”, declarou.
A senadora Zenaide Maia (PSD), também homenageada, expressou sua gratidão. “Estou muito feliz. Eu me considerava mossoroense de fato, mas agora posso dizer que sou mossoroense de fato e de direito. Uma comenda como essa, aparentemente simples, é na verdade muito grandiosa. Ela nos traz felicidade e reconhecimento pelo nosso trabalho”, afirmou a senadora.
O vereador Kayo Freire (PSD), propositor da sessão, enfatizou a importância do evento. “Homenageamos a senadora Zenaide Maia, que tem sido uma das parlamentares que mais tem destinado emendas e recursos para a nossa cidade. Nunca antes, na história deste parlamento, foi feita uma sessão solene para enaltecer as servidoras da Câmara”, disse.
A diretora legislativa Aline Carvalho comentou sobre a relevância do reconhecimento. “É uma honra estar aqui e uma grande responsabilidade representar as servidoras e servidores deste Poder Legislativo. Muitas vezes, o trabalho delas passa despercebido, mas este evento está aqui para mostrar o quanto essas mulheres são fundamentais para o bom funcionamento da nossa Casa”, declarou.
A solenidade foi presidida pela vereadora Plúvia Oliveira (PT). Fizeram parte da composição da mesa a senadora Zenaide Maia, a deputada estadual Isolda Dantas (PT), a vereadora Marleide Cunha, a primeira-dama do município Cinthia Raquel, a diretora da Biblioteca da UFERSA Kênia Cristina e a diretora da secretaria legislativa da CMM, Aline Carvalho.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/camara-de-mossoro-homenagear-as-mulheres-27/