Amazonas registra primeira morte por dengue em 2025

O Amazonas registrou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima, um homem de 64 anos, morreu em Jutaí, no interior do estado. A informação consta no informe epidemiológico mais recente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

O estado contabilizou 1.694 casos de dengue no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 77,3% em relação a fevereiro, quando foram registrados 955 casos.

A gerente de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Lilian Furtado, informou que o idoso procurou atendimento médico com febre, dores articulares e mialgia, sintomas característicos da dengue.

“Ele já apresentava sinais graves da doença. Apesar do tratamento, a condição do paciente evoluiu para óbito”, relatou Furtado.

Além da morte por dengue, o Amazonas notificou 5.743 casos suspeitos de arboviroses entre 1º de janeiro e 27 de março. Desse total, 45 casos foram confirmados como Chikungunya, 29 como Febre de Mayaro e 5 como Zika.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o estado está no período de maior risco para arboviroses, especialmente a dengue. “Estamos nos preparando para o aumento dos casos, com foco nas medidas de controle da doença”, afirmou.

Para conter a disseminação, a FVS-RCP orientou os municípios do interior a reforçarem as ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Nos próximos dias, um plano de contingência será lançado para os 62 municípios do estado.

Leia mais

Em 2025, Manaus já registrou 404 casos de dengue, dois de zika e 32 de chikungunya

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Fonte: https://emtempo.com.br/387388/amazonas/amazonas-registra-primeira-morte-por-dengue-em-2025/