A dragagem do canal do Rio Potengi, orçada em R$ 54,5 milhões, foi classificada como fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira 3, o deputado estadual Neilton Diógenes (PP) afirmou que a intervenção no acesso ao Porto de Natal permitirá a atracação de embarcações de maior porte, ampliando a capacidade logística e turística do Estado.
Segundo Neilton, a profundidade atual do canal impede que navios de cruzeiro e de carga de médio e grande porte atraquem. “Com a dragagem, poderemos receber navios maiores, tanto de carga quanto de turismo. Isso significa mais desenvolvimento e movimentação econômica para o nosso Estado”, disse. E lembrou que a limitação de altura da Ponte Newton Navarro também é um entrave, mas que a dragagem é um avanço viável e imediato.
Além da dragagem, o deputado reforçou ainda a importância da duplicação da BR-304, rodovia que liga Natal a Mossoró, como fator de integração econômica. “Mossoró, com o retorno dos voos comerciais, passa a ter um papel ainda mais relevante no escoamento de produtos como o sal e o petróleo. Com a duplicação da BR-304, vamos unir a Capital à principal cidade do interior por uma via moderna, segura e eficiente”, afirmou.
Ele também fez referência à possibilidade de recuperar a antiga ferrovia entre a Costa Branca e a Paraíba, como um sonho possível para fortalecer o sistema logístico do RN. “Portos, rodovias, aeroportos e ferrovias são as bases de um modelo de crescimento sólido. O Estado tem vocação para o desenvolvimento, mas precisa de infraestrutura para isso acontecer”, concluiu.
Adjuto Dias acusa imprensa de má fé e defende obra da engorda: ‘Problemas eram previstos’
O deputado estadual Adjuto Dias (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta para criticar a cobertura da mídia sobre a obra da engorda da praia de Ponta Negra. Segundo ele, veículos de comunicação estariam agindo com má-fé ao divulgar imagens antigas, com o intuito de atacar politicamente a intervenção na orla de Natal.
“Ontem, divulgaram uma imagem de dois meses atrás como se fosse atual. É isso que está sendo feito: espalhar desinformação para tentar desqualificar uma obra que vai beneficiar a cidade”, afirmou. Para ele, há uma campanha sistemática da “mídia alinhada ao PT” contra a engorda, iniciada ainda durante o governo do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Adjuto reconheceu que a obra apresenta falhas, mas afirmou que os problemas são parte do cronograma técnico e já estavam previstos. “A própria empresa executora informou que o prazo de adequação é de seis meses. O mar precisa se adaptar ao novo formato da praia. Os dissipadores ainda estão em fase de conclusão e a drenagem está sendo ajustada”, explicou.
Ele rebateu críticas que questionam a viabilidade e os impactos da obra, que custou mais de R$ 107 milhões aos cofres públicos, afirmando que ela é uma das maiores intervenções já feitas em prol do turismo em Natal nas últimas décadas. “Ela é essencial para preservar o Morro do Careca, fomentar o turismo e atrair investimentos. Politizar essa discussão com ataques desonestos é um desserviço à cidade”, disse.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/neilton-defende-dragagem-do-porto-de-natal/