Pesquisa: rádio segue sendo o veículo de comunciação com mais credibilidade no Brasil

A pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência Ponto Map em parceria com V-Tracker, aponta que o rádio continua sendo o veículo de comunicação com mais credibilidade entre a população, no Brasil, com 81% de confiança do público. Em seguida, aparecem a televisão e os jornais. O Grupo Cidade de Comunicação, em atividade há quase 50 anos com esses modelos de informação, vem contribuindo com o desenvolvimento e a longevidade de meios tradicionais do jornalismo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O presidente do Grupo Cidade de Comunicação, Miguel Dias de Souza Filho, destaca a importância dessa atuação em meio ao contexto dos últimos anos.

“Eu sempre pontuo que a pandemia foi um momento muito marcante e decisivo para um grupo de comunicação tradicional como nós, aqui no Grupo Cidade. A pandemia veio e, em meio à pandemia, muitas fake news, muitas notícias falsas, e ninguém sabia no que acreditar. Então o que eu noto aqui nas nossas sete emissoras de rádio é que, nesse momento da pandemia – graças a Deus passou – tiveram que se readaptar, se reformular, a demanda de informação verdadeira foi muito nítida. Os nossos repórteres, mesmo sem poderem sair como antes, mas todos nós nos esforçamos bastante para trazer a verdade para esse meio de comunicação. E o nosso resultado foi muito positivo, porque a gente notou e até hoje isso é muito perceptível como as pessoas voltaram para o rádio, como as pessoas voltaram para a televisão tradicional, e ali elas encontraram a confiança da informação. Você vê uma notícia na internet, hoje são milhões de sites, são milhões, você é bombardeado diariamente com muita informação, mas é na televisão tradicional, é no rádio, nessas emissoras que estão aí há mais de 20 anos, sendo bem novinho, para ver se aquela informação, para ouvir se aquela informação realmente é verdadeira, nós chancelamos a informação. Às vezes você vê primeiro na internet, sem problema nenhum, mas quando você ouve no rádio, quando você vê na televisão, você diz: aquilo era verdade.” Miguel Dias de Souza Filho, presidente do Grupo Cidade de Comunicação

O rádio, conhecido como um veículo mais acessível, mantém relevância ao se adaptar às novas tecnologias. Seja por dispositivos tradicionais ou modernos como smartphones, ele acompanha os brasileiros em diferentes momentos do dia. Para Edmilson da Silva, carpinteiro que mantém rádios em casa e no trabalho, o aparelho é indispensável: “rádio é minha paixão, vou levar para o resto da minha vida.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Rosane Nunes, diretora da Rádio Universitária da UFC, resume a essência desse meio de comunicação: “é um veículo que realmente fala para as pessoas… gera essa confiança porque as pessoas acreditam na pessoa que está falando e confiam no veículo.”

Já Alessandro Montenegro, empresário, conta que utiliza o rádio tanto para se informar quanto para impulsionar os negócios. “Eu sou muito fã do rádio… quando eu estou aqui no meu escritório, eu escuto pelo celular e aí chego ali no carro, já tá lá conectado na minha rádio favorita.”

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O rádio também demonstra força no mercado publicitário. Alessandro Montenegro compartilha resultados positivos com inserções diárias em rádios locais: “Eu tenho muitos clientes que dizem que compram a mim por conta do rádio. São resultados muito positivos”. Evandro Colares, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro), reforça: “existe realmente uma falácia quando se falava que isso vai acabar… os veículos tradicionais estão vivos e muito vivos”.

Apesar do crescimento das redes sociais como principal fonte de acesso à informação (74%), elas apresentam apenas 41% de credibilidade. Em contraste, os veículos tradicionais seguem como referência. Segundo Katiúzia Rios, jornalista e apresentadora, o diferencial está na checagem rigorosa: “a gente checa o checado e checa de novo, porque sabe o impacto que aquilo vai causar na vida das pessoas.”

Leia também | Fórum Nacional de Comunicação debate transparência e combate às fake news

Pesquisa: rádio segue sendo o veículo de comunciação com mais credibilidade no Brasil

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/04/pesquisa-radio-segue-sendo-o-veiculo-de-comunciacao-com-mais-credibilidade-no-brasil/