Congresso da Contag elege Vânia Marques e debate fortalecimento do movimento sindical

Vânia Marques, primeira mulher eleita para presidir a Confederação. (Contag)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) elegeu Vânia Marques para presidente em 14º Congresso Nacional. Primeira mulher a dirigir a entidade, Vânia foi eleta com 96,6% dos votos válidos para a gestão 2025-2029 após liderar a chapa vencedora “Unidade e Empoderamento: Fortalecendo a agricultura familiar”.

O Congresso, encerrado na quinta-feira (3), reuniu cerca de 2 mil pessoas em Luziânia-GO, entre delegados e convidados de todo o país.

“Temos uma grande responsabilidade, principalmente à frente desta grande confederação, que é a maior Confederação de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do mundo. Mas essa responsabilidade não é só da Diretoria da CONTAG, nós só vamos conseguir fazer as mudanças necessárias se vocês que estão nos Sindicatos e Federações se somarem a esta luta”, declarou a nova dirigente, nascida na Bahia, atual secretária de Política Agrícola da entidade, assentada da reforma agrária e educadora.

A entidade reafirmou em plenária a unidade do Sistema Confederativo, composto pelos Sindicatos, Federações e CONTAG. Para a coordenadora Estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Lérida Pivoto Pavanelo, “temos que fortalecer cada vez mais o nosso movimento sindical, no sentido de dar as mãos, nos valorizar e empoderar. A cidade precisa conhecer o meio rural e nos ajudar pelo tanto que a agricultura familiar representa na alimentação da população brasileira. E, para isso, nós precisamos, sim, estar de mãos unidas para não dividir esse grande movimento.”

(LR Fernandes/Contag)

Durante os dias de congresso, os participantes debateram diversos temas que servirão como base para as bandeiras de luta do movimento sindical, como: Política Agrária; Política Ambiental; Política Agrícola; Políticas Sociais; Organização e participação da juventude rural / participação política das crianças e adolescentes; Organização e participação de pessoas da terceira idade, idosos e idosas; Organização e participação políticas das mulheres trabalhadoras rurais; Educação popular e estratégia formativa; e Comunicação sindical e popular.

“Tudo isso mostra a nossa enorme capacidade e a Diretoria eleita reafirma que continuará a luta pela participação feminina, da juventude, da terceira idade e da diversidade, pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela reforma agrária e acesso à terra, por políticas públicas, pela preservação e gestão sustentável dos bens comuns da natureza, por saúde, pela democracia e soberania nacional. Viva a classe trabalhadora! Viva a agricultura familiar brasileira!”, conclamou Vânia.

A abertura do evento contou com as presenças da ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, e do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil (MDA), Paulo Teixeira, além de outras autoridades, lideranças sindicais e internacionais.

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), saudou a nova presidente, “que vem lá da minha terra, de Iraguara-BA, trabalhadora assentada de reforma agrária, líder, destemida e destacada. Com certeza, é a Margarida que chega, e chega para somar, para a gente fazer muito Grito da Terra, para a gente fazer muita Marcha das Margaridas, e para a gente colocar esse Brasil no caminho de uma nação desenvolvida, próspera e soberana, um Brasil mais humano e menos desigual. Sigamos juntos, como diria Paulo Freire: ‘A esperança é revolucionária’. Vamos todos abraçar a esperança!”, concluiu.

Fonte: https://horadopovo.com.br/congresso-da-contag-elege-vania-marques-e-debate-fortalecimento-do-movimento-sindical/