MetrôRio retoma operação após desabamento que afetou 57 mil passageiros

A operação da Linha 2 do MetrôRio foi restabelecida no final da manhã desta quarta-feira (9), após um incidente que paralisou parte do sistema por mais de quatro horas e impactou mais de 57 mil passageiros.

No início do dia, um trecho de 30 metros do muro próximo à estação Engenho da Rainha desabou, comprometendo a circulação dos trens e obrigando o fechamento temporário de 11 estações.

De acordo com o MetrôRio, o desabamento foi causado por uma obra externa da concessionária Águas do Rio, que realizava um serviço nas imediações do sistema metroviário sem que o metrô tivesse sido previamente informado. Para garantir a segurança, a Linha 2 precisou ser desenergizada, e os trens passaram a circular provisoriamente entre as estações Maria da Graça e Botafogo.

Ao todo, 32 funcionários do MetrôRio atuaram na ocorrência, ao lado de equipes da Águas do Rio, permitindo que a operação fosse retomada. As estações reabertas foram: Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma e Del Castilho.

Durante a ocorrência, os passageiros foram orientados pelas equipes nas estações e por avisos sonoros. Quem foi afetado pela interrupção recebeu o bilhete “Siga Viagem”, que garante a continuidade do trajeto em outros meios de transporte, conforme protocolo da agência reguladora.

Para auxiliar na locomoção dos usuários durante o horário de pico, a Rio Ônibus informou que seis linhas que normalmente têm ponto final em frente à estação Del Castilho do metrô foram provisoriamente estendidas até a estação Maria da Graça.

Em nota, a Águas do Rio destacou que segue com equipes atuando na Avenida Martin Luther King Jr., no Engenho da Rainha, tanto na remoção dos escombros do muro que atingiu os trilhos quanto no reparo emergencial de um vazamento em uma tubulação de grande porte, identificado na tarde de terça-feira (8).

As concessionárias atuam juntas na remoção dos destroços. Assim que essa etapa for concluída, o muro será reconstruído. A previsão, de acordo com a Águas do Rio, é que os reparos na tubulação sejam finalizados até amanhã (10).

Por conta do serviço, o abastecimento de água está temporariamente reduzido em diversos bairros da Zona Norte: Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho e Rocha. Após a conclusão dos trabalhos, a normalização do fornecimento será feita de forma gradativa. A concessionária orienta os moradores a utilizarem a água disponível apenas para atividades essenciais.

O MetrôRio informou que segue monitorando o sistema e prestando apoio aos passageiros enquanto as obras externas continuam.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/metrorio-retoma-operacao-apos-desabamento-que-afetou-57-mil-passageiros/