Após anunciar greve de fome, deputado Glauber Braga dorme no chão da Câmara

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) decidiu dormir no chão do plenário de uma comissão da Câmara, onde pretende passar a madrugada desta quinta-feira (10).

Mais cedo, durante a sessão do Conselho de Ética que deliberou pela sua cassação, Glauber anunciou que entraria em greve de fome e permaneceria na Câmara até que o processo contra ele fosse concluído. Ou seja, até que o plenário da Câmara vote pela confirmação ou rejeição da recomendação de cassação feita pelo conselho.

O processo foi instaurado após um episódio ocorrido no ano passado, em que Glauber agrediu fisicamente, dentro da Câmara, um ativista ligado ao grupo de direita MBL.

A reportagem esteve presente no plenário onde o deputado está dormindo, por volta de 0h40. A equipe de Glauber autorizou a filmagem do local, mas solicitou que ele não fosse registrado dormindo.

Glauber está acompanhado por seis pessoas: quatro assessores de seu gabinete e dois apoiadores.

De acordo com relatos de sua equipe, a decisão de iniciar a greve de fome e de permanecer no plenário foi tomada por ele de forma individual, sem ter consultado previamente nem sua bancada nem familiares.

A própria esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), foi pega de surpresa com a atitude do marido.

Ela esteve ao lado de Glauber até por volta das 23h, mas precisou retornar para casa para cuidar do filho do casal, que tem três anos de idade.

A Câmara designou um policial legislativo para permanecer na porta do plenário, garantindo a segurança durante toda a noite.

O caso no Conselho de Ética

A reunião do Conselho de Ética convocada para analisar o parecer favorável à cassação do deputado foi marcada por tumultos e diversas manobras.

Tanto dentro quanto fora da sala onde o encontro ocorreu, militantes e apoiadores de Glauber manifestaram-se contra a aprovação do parecer elaborado por Paulo Magalhães (PSD-BA), que já agrediu um escritor dentro da Câmara e não foi cassado.

Entre os presentes, esteve o ator Marco Nanini, que permaneceu no plenário do Conselho em sinal de apoio ao deputado Glauber Braga.

Com informações do g1.

Leia mais:

Glauber Braga anuncia greve de fome após Conselho de Ética aprovar parecer pela cassação de seu mandato

Fonte: https://agendadopoder.com.br/apos-anunciar-greve-de-fome-deputado-glauber-braga-dorme-no-chao-da-camara/