PF faz operação contra prefeito “tiktoker” de Sorocaba (SP), suspeito de desviar recursos da Saúde

Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal cumpre 28 mandados de busca e apreensão em 12 cidades, como parte de uma operação contra um grupo suspeito de desviar recursos públicos destinados à saúde no município de Sorocaba. Um dos alvos da ação é Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito da cidade, conhecido como “prefeito tiktoker”.

Entre os locais onde os mandados estão sendo cumpridos estão a sede da Prefeitura de Sorocaba, a residência de Rodrigo Manga e o diretório municipal do Republicanos. Até o momento, a prefeitura de Sorocaba não se manifestou.

Não há mandados de prisão expedidos. A Polícia Federal informou que os bens apreendidos podem totalizar até R$ 20 milhões.

Rodrigo Manga, de 45 anos, está à frente da Prefeitura de Sorocaba desde 2021. Ele ganhou notoriedade nas redes sociais, o que lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker”.

Na semana passada, ele anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República por meio de um vídeo. Anteriormente, era cotado para disputar o governo de São Paulo, caso o atual governador, Tarcísio de Freitas, venha a concorrer à presidência em 2026.

Manga foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais de 2024, com 73,75% dos votos válidos, segundo dados do TSE. Na ocasião, contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Detalhes da operação

Denominada “Copia e Cola”, a operação teve início em 2022 após a identificação de indícios de irregularidades na contratação de uma Organização Social (OS) encarregada da gestão, execução e operação dos serviços de saúde em Sorocaba.

Segundo a PF, também foram detectados indícios de lavagem de dinheiro, que teria ocorrido por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias.

Mais de cem agentes da Polícia Federal participam do cumprimento dos mandados de busca e apreensão nas seguintes cidades paulistas: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Além disso, há um mandado sendo executado em Vitória da Conquista, na Bahia.

Os alvos da investigação poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação, conforme a apuração individualizada das condutas.

Durante a operação, a Polícia Federal encontrou diversas armas na residência de um empresário investigado por envolvimento nos desvios. Embora, a princípio, todas as armas estejam legalizadas, a quantidade e o poder de fogo chamaram a atenção dos agentes.

Com informações de O GLOBO.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pf-faz-operacao-contra-prefeito-tiktoker-de-sorocaba-sp-suspeito-de-desviar-recursos-da-saude/