Evandro diz que recebeu Prefeitura de Fortaleza endividada e só pode fazer grandes investimentos em 2026

O prefeito Evandro Leitão pontua que, com a Prefeitura endividada, só poderá fazer grandes investimentos públicos a partir de 2026. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (10), aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Luciano Augusto, durante a Pan News em Revista – 1ª Edição, na Jovem Pan News Fortaleza.

“Nossa capacidade de investimentos foi muito comprometida”, disse ele, durante a entrevista, fazendo menção à redução da nota do município de Fortaleza no índice de Capacidade de Pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, tendo baixado de B para C no exercício referente a 2024. “Tomamos decisões para recuperar, para voltar para [a nota] B e a gente voltar a contrair operações de crédito com condições favoráveis para fazer os devidos investimentos na cidade, inclusive obras estruturantes.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ele pontua ainda que os trabalhos no início da gestão têm sido dificultados pela falta de informações repassadas pela gestão anterior, durante o período de transição. “Nossa equipe de transição foi boicotada, não tivemos informações”, disse ele. Segundo Evandro, até os HDs – ou seja, a memória dos computadores da Prefeitura – foram retirados pela gestão que o antecedeu.

“Eu já sabia, porque percorria, sabia que houve descontinuidade em várias políticas públicas, por incompetência, por falta de planejamento, enfim […] Eu encontrei uma cidade com as contas [estando] um desastre, com capacidade de endividamento que caiu em janeiro, relativo a 2024, justo por esse desequilíbrio financeiro.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Evandro diz que recebeu Prefeitura de Fortaleza endividada e só pode fazer grandes investimentos em 2026

Medidas de contenção de gastos

Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), em fevereiro deste ano, Evandro havia destacado as medidas adotadas pela Prefeitura para retomar a capacidade de investimento do poder público municipal. “Hoje, temos uma dívida total que passa dos R$ 4,6 bilhões e um déficit acumulado de 2024 que deve reduzir nosso índice de capacidade de pagamento (Capag) do nível B para o C, comprometendo a capacidade de levantar recursos externos. Esse índice é relativo ao ano de 2024”, destacou, na ocasião.

Diante do cenário, a Prefeitura anunciou um pacote de contenção de despesas, incluindo cortes salariais para o prefeito, a vice-prefeita e secretários, além da revisão de contratos e aluguéis. Anunciou ainda a suspensão de todos os contratos e serviços não essenciais ou urgentes; suspensão de licitações de aquisição de produtos e serviços não essenciais; suspensão da admissão de novos servidores terceirizados; e outras medidas.

Leia também | Diretores de postos de saúde em Fortaleza serão escolhidos via seleção pública, anuncia Evandro Leitão

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/10/evandro-diz-que-recebeu-prefeitura-de-fortaleza-endividada-e-so-pode-fazer-grandes-investimentos-em-2026/