STJ libera aumento provisório da passagem de ônibus em Manaus

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, autorizou, de forma provisória, o aumento da passagem do transporte público em Manaus. A decisão suspende os efeitos de uma liminar da Justiça do Amazonas que impedia o reajuste, e vale até o julgamento da ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado (MPAM).

O ministro considerou que a interferência do Judiciário no reajuste poderia gerar impacto nas contas públicas, forçando o município a remanejar recursos de áreas essenciais para bancar o subsídio do transporte.

A tarifa havia sido reajustada, mas o MPAM contestou a medida, alegando falta de transparência. Segundo o órgão, nem o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) nem o sindicato das empresas de ônibus apresentaram estudos técnicos que justificassem o novo valor.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) manteve a suspensão, apontando ausência de documentos técnicos e a necessidade de preservar o interesse público.

Ao recorrer ao STJ, a prefeitura de Manaus alegou que a liminar do TJAM violava a autonomia municipal e a legislação que trata da concessão de serviços públicos. O município também afirmou que a suspensão do aumento custaria R$ 7,7 milhões por mês em subsídios, o que somaria mais de R$ 92 milhões até o fim de 2025.

Herman Benjamin destacou que os dados apresentados pelo IMMU mostram que o último reajuste foi feito em maio de 2023, e que a inflação acumulada desde então chegou a 8,35%, sem contar aumentos específicos no setor, como combustível e peças de ônibus.

“Estabelecida a nova tarifa do serviço de transporte público por ato administrativo, deve prevalecer, em tese, a presunção relativa de sua validade”, afirmou o ministro. Ele ressaltou que uma intervenção judicial deve ocorrer apenas após análise detalhada, como acontecerá no julgamento da ação do MP.

Apesar de liberar o aumento, Herman Benjamin reconheceu que a nova tarifa pode tornar Manaus uma das capitais com o transporte público mais caro do país. “O que não deixa de causar perplexidade – especialmente considerando que o serviço é usado, majoritariamente, pela população de baixa renda. No entanto, esse ponto, sem dúvida, será examinado em profundidade no âmbito da ação civil pública em andamento”, concluiu.

Leia mais

Prefeitura recorre ao STJ para aumento da passagem de ônibus em Manaus

Tratativas sobre aumento da tarifa de ônibus em Manaus são retomadas

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Fonte: https://emtempo.com.br/390499/amazonas/stj-libera-aumento-provisorio-da-passagem-de-onibus-em-manaus/