A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, obteve medidas protetivas da Justiça contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), a quem acusa de chantagem com fotos e vídeos íntimos registrados durante o relacionamento que mantiveram entre 2014 e 2018. A denúncia foi feita com base na Lei Maria da Penha, e o caso tramita sob sigilo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, informa Paulo Cappelli, no Metrópoles.
Segundo a ação judicial, Janones teria ameaçado expor publicamente imagens íntimas de Leandra com o objetivo de intimidá-la, influenciar decisões da gestão municipal e prejudicar sua imagem pública. A prefeita alega que o material foi gravado sem seu consentimento e que o parlamentar tem usado as imagens como forma de coação, inclusive pressionando por mudanças na administração, como a demissão de servidores.
“André Janones ameaçou expor publicamente vídeos e fotos íntimas que diz possuir do período em que mantiveram relacionamento afetivo, com objetivo de intimidar e prejudicar a imagem pública [da prefeita]”, afirma trecho da ação.
A Justiça determinou em janeiro deste ano uma série de medidas protetivas em favor da prefeita. Janones está proibido de se aproximar de Leandra a menos de 300 metros, de manter qualquer tipo de contato com ela, frequentar os mesmos lugares e, especialmente, de divulgar ou propagar qualquer conteúdo íntimo.
A denúncia também afirma que Janones chegou a enviar uma foto íntima da prefeita a um de seus secretários municipais. Leandra anexou ao processo imagens que mostram seu corpo na tela de um celular, bem como a peça de roupa íntima que aparece na fotografia, para comprovar a veracidade da ameaça.
“Segundo Conrado, em ligação com André [Janones], este disse que era para me avisar que a exposição daquela foto e de outras seria só o começo e que iria acabar com a minha reputação”, relata outro trecho do processo.
Antes de assumir a prefeitura, Leandra Guedes foi chefe de gabinete de Janones na Câmara dos Deputados. Agora, os dois estão em lados opostos, e a prefeita afirma estar sendo perseguida pelo ex-companheiro e ex-aliado político.
Procurado por meio de sua assessoria, o deputado André Janones ainda não se manifestou sobre as acusações. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/prefeita-vai-a-justica-contra-janones-por-chantagem-com-foto-intima-e-obtem-medida-protetiva/