Internado em Natal (RN), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece sob cuidados médicos e sem previsão de alta, segundo informou na tarde desta sexta-feira (11) o diretor médico do Hospital Rio Grande, Luiz Roberto Leite Fonseca. O ex-mandatário deu entrada na unidade após sentir fortes dores abdominais durante uma agenda no interior do estado.
De acordo com o médico, Bolsonaro apresenta um quadro de suboclusão intestinal — condição em que há obstrução parcial do intestino — e distensão abdominal, o que impossibilita sua liberação, informa Metrópoles. “Ele não tem condições de alta. Está em avaliação imagiológica [por exames de imagem]. Não há indicação de cirurgia de emergência. O quadro melhorou após medidas clínicas como analgesia e passagem de sonda nasogástrica, o que o tira da urgência”, explicou Fonseca, em entrevista coletiva.
Com isso, o ex-presidente segue em dieta zero, sendo mantido com hidratação e reposição de eletrólitos, enquanto os médicos observam a evolução do quadro intestinal.
Por razões de segurança, um andar inteiro do hospital foi reservado exclusivamente para Bolsonaro, informou o diretor da unidade. “É uma medida de precaução devido à prerrogativa do cargo. Mas isso não traz nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital, que conta com mais de 330 leitos”, disse Fonseca.
O médico relatou ainda que Bolsonaro tem se mantido lúcido, comunicativo e com bom humor. “O presidente é muito forte, mantém o bom humor o tempo todo, conversando com os médicos e com os familiares. Claro que está contrariado por não conseguir cumprir seus compromissos, mas tem se mostrado muito bem”, destacou.
Episódios recorrentes de desconforto abdominal
A suspeita clínica inicial de obstrução intestinal permanece em avaliação, com o hospital aguardando resultados complementares de exames para confirmar ou afastar o diagnóstico. Pessoas próximas ao ex-presidente afirmam que os episódios recorrentes de desconforto abdominal estão relacionados às sequelas da facada que ele sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral. Desde então, Bolsonaro já passou por diversas cirurgias e tratamentos relacionados ao sistema digestivo.
Ainda não há previsão para alta médica ou retomada das atividades públicas do ex-presidente, que permanece sob observação.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-segue-internado-sem-previsao-de-alta-medico-diz-que-ele-nao-precisara-ser-operado/