O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia de grande porte no último domingo (13). De acordo com os médicos responsáveis, ainda não há previsão de alta para esta semana.
A informação foi confirmada em entrevista coletiva nesta segunda-feira (14) pelos médicos Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica; os cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha; Guilherme Meyer, diretor médico do hospital; e Allisson Barcelos Borges, diretor geral da unidade.
O comunicado da equipe médica contradiz uma postagem feita pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro nas redes sociais, também nesta segunda-feira. Na publicação, Michelle afirmou que o ex-presidente havia sido transferido para o quarto. No entanto, os médicos reforçaram que Bolsonaro segue na UTI, recebendo cuidados intensivos.
Bolsonaro foi internado no DF Star no sábado (12), após ser transferido de Natal (RN), onde estava desde sexta-feira para participar de um evento do Partido Liberal (PL) em apoio à anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante a viagem, ele sentiu fortes dores abdominais e precisou ser levado de helicóptero ao hospital na capital potiguar, antes de ser transferido para Brasília.
A cirurgia à qual foi submetido durou 12 horas e foi a sexta intervenção abdominal desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. Segundo nota oficial do hospital, o procedimento foi realizado para remover aderências no intestino e reconstruir a parede abdominal. Ainda de acordo com o informe, não houve intercorrências nem necessidade de transfusão de sangue.
Os médicos explicaram que a obstrução intestinal se deu por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal, mas foi desfeita com sucesso durante a operação.
Com o estado de saúde ainda delicado, a permanência de Bolsonaro na UTI é, segundo os profissionais, necessária para garantir uma recuperação segura e monitorada. Não foi divulgado um prazo estimado para a transferência ao quarto ou para a alta hospitalar.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-segue-internado-na-uti-sem-previsao-de-alta-apos-cirurgia-de-12-horas/