Obras do Porto Futuro 2 superam 80% e preparam Belém para a COP 30

Belém Com ritmo acelerado, as obras do Porto Futuro 2 já ultrapassaram 80% de execução, consolidando-se como um dos principais marcos da transformação urbana que prepara Belém, capital paraense, para sediar a 30ª Conferência Mundial do Clima – COP 30, em novembro deste ano. Nesta segunda-feira (14), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou o canteiro de obras e ressaltou a relevância do projeto para o futuro da cidade e do Pará. Ao todo, cinco galpões estão em processo de revitalização.

O complexo – que já atingiu mais de 82% de execução na fase voltada à COP – vai abrigar espaços como o Museu das Amazônias, o Centro Gastronômico, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, a Caixa Cultural (primeira unidade da instituição na região Norte), além de quiosques e áreas de convivência. Esses atrativos estarão distribuídos entre os armazéns 4, 4A, 5, 6 e 6A, localizados na área portuária da capital.

Nesta segunda-feira (14), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou o canteiro de obras e ressaltou a relevância do projeto
Nesta segunda-feira (14), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou o canteiro de obras e ressaltou a relevância do projeto

“É um conjunto de equipamentos que fortalece nossa cidade com base nas vocações da bioeconomia, da economia sustentável e da cultura. Esses espaços são parte dessa nova economia do turismo, com o objetivo de gerar emprego e renda para Belém e o Pará”, destacou o governador.

Mais de 440 trabalhadores estão envolvidos nas obras, que devem ser concluídas até outubro. A previsão é que a entrega do Porto Futuro 2 aconteça próximo à chegada de visitantes de todas as partes do mundo para a COP 30, ampliando o peso estratégico e simbólico do projeto.

“Belém está se transformando cada vez mais para a COP. Vivemos um novo tempo, preparando a cidade para o futuro com a entrega de equipamentos incríveis, que elevam a qualidade urbana e consolidam Belém como a capital da Amazônia”, afirmou Helder Barbalho.

Durante a visita, o governador esteve acompanhado dos secretários Ursula Vidal (Cultura) e Raul Protázio Romão (Meio Ambiente), e também conferiu as instalações do hotel Vila Galé, o primeiro da rede portuguesa na região Norte.

O empreendimento faz parte da revitalização da zona portuária, que também inclui o Terminal Hidroviário Internacional. A secretária Ursula Vidal enfatizou a importância do momento: “Estamos vivendo um marco histórico. A cidade se reinventa com infraestrutura de qualidade, valorizando a Amazônia como destino singular no mundo”.

Ainda segundo a secretária, as obras vão além da preparação para a COP 30 — elas representam um legado duradouro para o desenvolvimento sustentável da região. “Acreditamos que essa fase que Belém atravessa será transformadora. É um capítulo decisivo para o desenvolvimento do estado, para a geração de emprego, renda e para a atração turística, com experiências únicas na Amazônia”, concluiu.

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/obras-do-porto-futuro-2-superam-80-e-preparam-belem-para-a-cop-30/