PF mira garimpo ilegal em área de preservação na Amazônia

A Polícia Federal realizou a Operação Murus Viridis para a retirada das atividades de garimpo ilegal no Parque Nacional dos Campos Amazônicos. A área de conservação fica entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. A ação foi realizada com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da Força Nacional de Segurança Pública.

A ação inutilizou seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores bombas, três motocicletas e seis caixas separadoras. Também foram apreendidos oito mil litros de óleo diesel. 16 barracões de garimpo foram desmobilizados.

De acordo com a Polícia Federal a operação tem como objetivo a desintrusão das estruturas utilizadas para o garimpo ilegal e a repressão de crimes ambientais.

Durante a ação, a Polícia Federal colheu elementos de inteligência e informações para instaurar uma investigação com o objetivo de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita e suas conexões com o crime organizado.

A intenção é interromper a cadeia logística e financeira do garimpo ilegal na Amazônia Legal, enfraquecendo organizações criminosas que atuam na região.

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/am/pf-mira-garimpo-ilegal-em-area-de-preservacao-na-amazonia/