O deputado estadual Átila Nunes (PSD) anunciou, nesta terça-feira (15), que irá representar no Ministério Público Estadual de São Paulo (MP-SP) contra o pastor Rogério Wellington Gomes, conhecido como Rogério Zayit. A medida foi tomada em resposta a declarações do pastor em um podcast gravado em Guarulhos, onde ele associou o autismo a um suposto “mal geracional” e a entidades religiosas de matriz africana.
Rogério Zayit, que integra a igreja Ministério Apostólico Intimidade e Poder, com sede em Guarulhos (SP), teve trechos de sua entrevista amplamente divulgados nas redes sociais, gerando forte indignação e diversas reações de repúdio. No vídeo, o pastor afirma que “a entidade que rege o autismo está ligada a Ares, Ogum, São Jorge, o deus da guerra. Por isso, o autismo é frenético, e às vezes, violento”.
Para o deputado Átila Nunes, adepto da umbandismo, as declarações do pastor configuram uma grave intolerância religiosa. “Na verdade, é uma verdadeira canalhice”, declarou o parlamentar. Átila Nunes argumenta que deveria haver penalidades mais duras para esse tipo de manifestação, classificando-as como “tanta bobagem”. “Não tenho filho autista, mas ele estimula o preconceito e a violência contra quem é autista. Ele é criminoso porque estimula o ódio aos autistas. Isso é cruel. Ultrapassa a ignorância”, afirmou o deputado.
O parlamentar informou que já acionou as autoridades paulistas para que sejam tomadas as devidas providências legais por crimes de intolerância religiosa e incitação à violência. O caso, por sua vez, não é isolado. Em 2024, o pastor Pio Carvalho já havia atribuído o autismo a um “espírito maligno” durante uma palestra em uma igreja ABBA, em Itapeva (SP).
A iniciativa do deputado estadual do Rio de Janeiro busca responsabilizar o pastor pelas declarações consideradas discriminatórias e reforçar a importância do combate à intolerância religiosa e ao preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O caso deverá ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-atila-nunes-denuncia-pastor-por-fala-discriminatoria-sobre-autismo/