Nilda promete revisar Plano Diretor de Parnamirim e retomar obras paralisadas

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz (SDD) anunciou que dará início à revisão do Plano Diretor do município, revisto pela última vez em 2013. A gestão também iniciou mutirões de limpeza e zeladoria por bairros, pelo programa “Parnamirim Cidade Limpa”. Segundo ela, a proposta é ouvir a população e reunir técnicos para planejar o crescimento econômico respeitando o meio ambiente e a realidade local: “Muita coisa mudou nos últimos dez anos. Ultrapassamos os 252 mil habitantes e precisamos construir um plano que reflita esse novo momento de Parnamirim”.

Nilda fez um balanço dos 100 primeiros dias de gestão, com foco nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e mobilidade urbana. Ela revelou ter encontrado a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Nova Esperança em situação crítica, com apenas uma ambulância em funcionamento, com falta de medicamentos e insumos e o laboratório realizando apenas dois exames.

“No segundo dia de gestão, eu já estava dentro da UPA. Hoje, temos três ambulâncias funcionando, mais de 32 exames disponíveis no laboratório e a máquina de raio-X, que estava parada há mais de ano, voltou a operar”, disse, em entrevista à rádio CBN. A prefeita falou que além da reestruturação da unidade, a coleta de exames laboratoriais foi descentralizada, passando a funcionar em dez unidades básicas de saúde (UBSs).

Nilda afirmou que Parnamirim tem seu sistema de saúde sobrecarregado pela demanda de municípios como Nísia Floresta, Macaíba e São José de Mipibu. E que a prefeitura iniciou diálogos com os prefeitos para negociar acordos de rateios de custos. “Queremos que os municípios que enviam pacientes colaborem com recursos, para que possamos melhorar ainda mais o atendimento”, argumentou.

Na educação, todos os professores municipais – incluindo contratados – recebem o piso salarial, e 450 estagiários foram chamados para reforçar as 67 escolas. “Fizemos uma formação continuada com todos os gestores escolares logo no início do ano e temos um cronograma de reformas e manutenções das escolas”.

Em infraestrutura, Nilda falou que obras inacabadas da gestão Rosano Taveira (Republicanos) e financiadas com recursos de empréstimo de R$ 100 milhões do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), como a RN-313 e o Mercado Público, estão sendo retomadas após paralisações. “Cobramos celeridade das empresas. É dinheiro público”, disse.

A prefeita revelou que herdou dívida de R$ 383 milhões e que seu maior desafio tem sido equilibrar receitas e despesas, além de ter enfrentado atraso na entrega dos carnês do IPTU, mas concedeu desconto de 20% para pagamentos via QR Code. Na mobilidade urbana, a pasta revisará o plano de acessibilidade, enquanto um novo termo com o Governo do Estado busca resolver alagamentos crônicos, como no Parque das Árvores.

Na cultura, o Teatro Municipal, encontrado em estado precário, passou por mutirão de limpeza, e o planetário foi reaberto com tecnologia 4K e funcionamento interno e externo. Nilda ainda destacou a “Trabalhamos com diálogo, mas o prazo para resolver problemas é hoje”, concluiu Nilda.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/nilda-promete-plano-diretor-de-parnamirim/