A Paróquia de São João Batista, em Assú, realiza uma programação intensa durante a Semana Santa 2025, reunindo celebrações religiosas que movimentam fiéis na zona urbana e rural do município. O pároco Pe. Wescley Paulo informou que, além da Via Sacra promovida pelo Colégio Educandário Nossa Senhora das Vitórias, a paróquia realizou nesta quarta-feira 16 missa na Igreja Matriz, seguida pela tradicional procissão do encontro.
Nesta quinta-feira 17, os sacerdotes da Diocese de Mossoró, incluindo Pe. Wescley, participam da renovação das promessas sacerdotais na Catedral de Santa Luzia. “A missa será presidida pelo nosso bispo, Dom Francisco de Sales, que amanhã estará completando mais um ano de vida. Iremos rezar a bênção dos santos óleos: crisma, batismo e dos enfermos”, disse. Na paróquia, a Missa da Ceia do Senhor acontecerá às 18h nas comunidades de Santo Antônio, em Lagoa do Ferreiro de Fora, e na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Casa Forte. Na Igreja Matriz, a celebração será às 19h30, com o rito do Lava-Pés e Adoração Solene. No mesmo horário, a missa ocorre na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Nova Esperança.
Para a Sexta-Feira Santa 18, a programação inclui a Contemplação da Cruz, das 8h às 12h, a oração do Terço da Divina Misericórdia às 15h, a Via Sacra recitada às 15h30 e, às 17h, a Celebração da Paixão. “Atenção, a sexta-feira é o único dia do ano sem missa, porque é o dia que Jesus está sendo sacrificado na cruz”, alertou. Às 19h, acontece a tradicional Via Sacra, saindo da Praça Jota Keully, sob responsabilidade da Renovação Carismática Católica.
Pe. Wescley também comentou sobre a preparação para o São João 2025, que celebra 299 anos da festa. “Ontem tivemos um belíssimo diálogo entre a gestão, representada pelo prefeito Lula Soares, com todo o secretariado, juntamente com a paróquia, para alinharmos a parceria para a boa vivência da festa”, relatou. Entre as novidades, está a ampliação da peregrinação com a imagem de São João Batista. “Além de peregrinarmos em Natal, como já acontece, iremos levar a imagem para a Catedral em Mossoró e para Fortaleza”, afirmou.
O padre informou ainda que a tradicional corrida de São João será antecipada para o início da manhã. “Nós vamos começar ali de manhãzinha cedo, de madrugada. Eu que tento correr alguns dias sei que a qualidade da corrida nesse horário é diferenciada”, afirmou.
Em tom pessoal, Pe. Wescley revelou a ligação antiga com a cidade. “Em 2014, morei aqui cinco meses e fui ordenado diácono na solenidade de Corpus Christi, dentro dos festejos de São João. Este ano, 19 de junho, cairá exatamente no dia da minha ordenação, há 11 anos”, contou. Ele finalizou destacando a importância da continuidade e expansão. “Desejamos manter viva a chama daquilo que é marcante do ponto de vista cultural, social e da fé, e expandir o que pode ser mais valorizado”, concluiu.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/assu-celebra-semana-santa/