Eu não sei vocês, mas por aqui as férias de julho significam dias em família. Acredito que é uma ótima oportunidade para estreitarmos os laços e criarmos memórias. E qual a melhor forma de fazer isso, senão com uma viagem?
Para preparar um roteiro em família é necessário planejamento. O primeiro passo é escolher um destino. Já deixei na coluna da última semana dicas de 10 destinos na América do Sul para as férias de julho, mas o período também se mostra propício para arrumar as malas rumo à parte de cima do planeta, em locais no Hemisfério Norte.
Durante julho, esta parte do mundo passa pelo verão, o que pode ser uma deixa para escolhermos destinos que reúnam praias, resorts e paisagens de tirar o fôlego. Ecoturismo e natureza entram na conta e também podemos apostar em cidades que tenham parques temáticos e atividades culturais lúdicas.
Com roteiros flexíveis em mente, confira abaixo uma seleção de 10 destinos no Hemisfério Norte para inspirar sua próxima viagem.
Vale lembrar: esse período costuma ser bastante concorrido, então quanto antes você planejar e fizer suas reservas, melhor será a experiência.
1. Miami e arredores (Estados Unidos)
Não tem erro: Miami é um dos destinos mais completos dos Estados Unidos. Gastronomia e arte crescem em ritmo acelerado e há de tudo: praias, centros de compras, bairros fora da curva, hotéis caprichados e passeios interessantes junto dos pequenos.
Além de novos restaurantes pipocarem a cada temporada, a cidade serve como bom ponto de partida para descobertas pelas redondezas. Um dos exemplos é um pulinho em Key Biscayne, a menos de 20 minutos de Downtown e perfeito para fins de semana. A ilha tem praias agradáveis, reservas naturais e pode ser aproveitada em dias tranquilos regados a visita em farol histórico e em passeios de barco.
A região de Florida Keys também entra na reta: o arquipélago de ilhas – são mais 800 – fica entre o Atlântico e o Golfo do México, nos presenteando com uma viagem de carro pitoresca. No sentido oposto, a esticadinha até Orlando também é popular. A capital mundial da diversão é famosa pelos parques temáticos – em 22 de maio chega mais um, o Epic Universe. Mas a cidade vai além com a gastronomia, distritos bastante agradáveis e programas na natureza.
2. Roma (Itália)

Sim, a Cidade Eterna pode ser uma boa opção com as crianças. Isso porque o calorão é uma boa desculpa para gelatos irresistíveis e para passeios que são uma verdadeira aula de história ao vivo.
A imaginação dos baixinhos – e a nossa também! – pode ser despertada em locais como o Coliseu e o Fórum Romano, nos levando diretamente à Roma Antiga e aos tempos dos gladiadores e imperadores. Pontos como Fontana di Trevi (deixe que as crianças joguem a moedinha) e a Piazza Navona também estão entre atrações que podem ser aproveitadas com eles.
Uma opção é comprar o ônibus hop on/hop off, aquele que roda a cidade e que dá acesso aos principais atrativos. Mas nem só de programas culturais vivem as crianças: para equilibrar, que tal uma caça pela melhor pizza da cidade, já que estamos no país da iguaria?
3. Anguilla (Caribe)

A três horas de voo de Miami, Anguilla é como um paraíso escondido no Caribe que tem caído no gosto dos viajantes. A pequena ilha nos entrega o pacote perfeito: areias brancas, mar azul-turquesa, praias vazias e resorts luxuosos. A temperaturas variam entre 25°C e 30°C durante a maior parte do ano e as férias são marcadas pela desconexão, já que Anguilla não é rota de grandes cruzeiros e não há cassinos, baladas ou programas madrugada adentro.
Apesar do tamanho reduzido, Anguilla surpreende com a estrutura hoteleira de alta qualidade, onde redes superluxuosas como Belmond e Four Seasons operam hotéis que oferecem estadias requintadas que aliam gastronomia e experiências únicas.
Ao todo, são 33 praias que fazem a fama da ilha. Certos hotéis tem acesso direto à algumas das praias e oferecem comodidades completas, como materiais para snorkeling, pranchas, equipamentos aquáticos e, claro, espreguiçadeiras e serviço de bar. Basta escolher a sua praia e aproveitar o mar turquesa.
4. Londres (Inglaterra)

Considero Londres uma das capitais mais kids friendly da Europa. Isso porque a capital da Inglaterra tem atrações que atendem a todas as idades, que vão desde museus, parques, construções históricas e peças de teatro até lojas de brinquedos e programas com personagens de Harry Potter e de Shrek.
Tudo é potencializado no verão, quando a cidade ganha mais vida e os gramados dos parques enchem-se de famílias – o Hyde Park e o Regent’s Park são os mais famosos. Os palácios reais e as igrejas despertam a imaginação e uma volta no emblemático ônibus de dois andares pode ser uma mão na roda para conhecer os principais pontos.
Programações especiais também acontecem no Museu de História Natural e no Museu da Ciência, tudo com toques lúdicos. Aquário, roda-gigante e passeios pelo Tâmisa também são opções. Ah, e antes de viajar, não se esqueça do ETA.
5. Riviera Maya (México)

Banhada pelo Mar do Caribe, a Riviera Maya é um dos destinos mais especiais do México. Aqui encontramos cenários paradisíacos com areias brancas e águas azul-turquesa, assim como resorts que equilibram tranquilidade e atividades familiares. Isso sem falar no aspecto cultural da região, que exibe importantíssimas heranças maias, como ruínas e pirâmides.
Um dos cantinhos mais cobiçados é o complexo Mayakoba, que reúne quatro resorts de luxo em uma área de 240 hectares composta por trilhas, floresta de mangue e praia de 1,5 km. Aqui ficam nomes como Rosewood, Fairmont e Banyan Tree.
Ao longo da Riviera Maya, encontramos ainda a Playa del Carmen, uma das mais famosas, e hotéis que vão da rede Belmond ao St. Regis, assim como um resort temático inteirinho com os personagens da Nickelodeon.
6. Islândia
A Islândia também combina – e muito – com o verão. Aventura e cultura nos esperam nesta ilha conhecida pelos seus vulcões, glaciares e praia de pedra preta. Julho é um dos períodos mais populares para se visitar o país por conta do clima, com temperaturas ideais para programas ao ar livre; assim como pelos festivais musicais e eventos culturais e pela observação de baleias.
Também é época do sol da meia-noite, fenômeno em que os dias são mais longos e a luz do sol dura por mais de 20 horas. Portanto, abre-se o leque para mais atividades ao ar livre e viagens de carro. Além das descobertas em Reykjavik e dos pontos mais conhecidos do país, vale a pena levar os pequenos até o LAVA Centre, a 1h30 da capital, onde mergulhamos de cabeça na vida de um vulcão através de salas interativas, artefatos, filmes e gráficos.
7. Algarve (Portugal)

A uma curta viagem de carro de Lisboa, o Algarve seduz viajantes por conta de suas paisagens arrebatadoras e praias de águas refrescantes. Imagine falésias dramáticas, faixas de areia escondidas entre pedras, resorts à beira-mar e pequenos vilarejos que parecem ter saído de um filme. Dias tranquilos regados a peixes e frutos do mar completam o pacote.
Julho é alta temporada na Europa e um dos meses mais cheios no Algarve. Para curtir com as crianças, além de passeios de barco e visita a diferentes praias, resorts como o Martinhal Sagres Family Resort dão conta de entreter e relaxar toda a família.
À beira da Praia do Martinhal, em Sagres, a propriedade conta com cinco piscinas, spa, quadras de tênis, estação de bikes e minigolf. Reduto de surf, a praia tem espreguiçadeiras e serviço de bar. Há desde creche para bebês a kids club completo. As acomodações vão desde quartos com terraços, casas completas e até villas com piscinas privativas.
8. Costa Rica
Ecoturismo é palavra-chave na Costa Rica, muito mais no entorno do Vulcão Arenal. O distrito de La Fortuna, a cerca de três horas de carro da capital San José, abriga uma infraestrutura completa para a família que alia atividades em meio às florestas tropicais e resorts com águas termais. Adrenalina e descanso andam juntos.
Tirolesas, trilhas, banhos em cachoeiras e em águas termais são os programas mais comuns. O Ecoglide Arenal Park é repleto de tirolesas; o Mistico Park tem pontes suspensas sobre a natureza e o Club Rio é um complexo com piscinas naturais de água termal. Na seara dos hotéis, surgem nomes como o Nayara Gardens e o The Springs Resort & Spa at Arenal, ambos voltados para famílias. Saiba mais nesta matéria.
9. Emirados Árabes Unidos

No Oriente Médio, Dubai e Abu Dhabi aparecem como destinos que apresentam universos à parte para serem descobertos com as crianças. Parques temáticos, parques aquáticos, aquários e praias fazem a diversão de toda a família, isso sem falar nos megaresorts que unem luxo e dezenas de pisicinas.
Em Dubai, um bom começo pode ser a subida ao mirante do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura. Há ainda o gigante Aquaventure Waterpark, parque aquático no Atlantis Hotel; o Dubai Aquarium & Underwater Zoo, um dos maiores aquários do mundo; e o paque temático indoor IMG Worlds of Adventure, com tamanho de 28 campos de futebol e repleto de montanhas-russas e simuladores.
Em Abu Dhabi, o Ferrari World faz a cabeça das crianças apaixonadas por carros e por Fórmula 1, com atrações que vão de simuladores até a montanha-russa mais rápida do mundo. Um distrito cultural com novidades quentíssimas no mundo da arte chega este ano e ainda há opções de parques como SeaWorld Abu Dhabi, Warner Bros World Abu Dhabi e o Yas Waterworld, além de atrativos que envolvem palácios e mesquitas.
10. Península Kassandra (Grécia)

Na costa grega do Mar Egeu, a península de Kassandra ainda é um paraíso escondido dos brasileiros. Rodeada de águas azuis de fazer inveja e embalada pelo ritmo de dias tranquilos, a península abriga o Sani Resort, grande complexo com cinco hotéis luxuosos que soma 35 bares e restaurantes.
Espalhado em 400 hectares, o resort tem uma cartela de piscinas, spas e sete praias exclusivas. Pense em mergulhos, snorkeling, esportes na água, arvorismo, mais de sete quilômetros de trilhas guiadas e até academia de tênis de Rafael Nadal e centro de futebol do Chelsea. A boa notícia é que a estrutura também conta com piscinas e locais à beira-mar para adultos.
Entre os hotéis cinco estrelas destaco o Sani Asterias, íntimo e sofisticado, com vistas para a marina e para o mar. Ele tem uma praia priativa e dividide-se entre suítes que variam de 50 a 180 m², algumas até com piscina privativa. Outra dica é o Sani Beach, o maior do complexo, à beira de uma praia de sete quilômetros que possui quartos e suítes com preços menores que o irmão. O complexo fica a apenas 50 minutos de carro do aeroporto de Tessalônica.
Férias de julho: 10 destinos na América do Sul para curtir com a família
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/ferias-de-julho-10-destinos-no-hemisferio-norte-para-curtir-com-criancas/