Tartaruga-verde é encontrada morta na Orla de Pajuçara

Uma tartaruga-verde foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira, 17, na faixa de areia em frente a um hotel, localizado na Orla da Pajuçara, um dos pontos turísticos mais movimentados de Maceió, Alagoas.

O animal marinho, da espécie Chelonia Mydas, foi avistado por banhistas que caminhavam pela praia e, imediatamente, acionaram o Instituto Biota de Conservação. No entanto, a localidade não é área de monitoramento da entidade, que acionou os órgãos competentes.

Até o momento, não há informações sobre as causas da morte. O animal já estava em estado de decomposição quando foi localizado e  recolhido pelas equipes da Prefeitura de Maceió.

O Instituto Biota orienta que populares não interajam com os animais marinhos encalhados, vivos ou mortos. O direcionamento é acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes.

A tartaruga-verde é uma tartaruga com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça que possui quatro pares de placas laterais de queratina de coloração verde ou verde-acinzentadas; marrom com manchas negras e amareladas quando juvenis, bem como dois grandes pares de nadadeiras.

Como outras tartarugas marinhas, migram longas distâncias entre as áreas de alimentação e as suas praias de incubação. Muitas ilhas em todo o mundo são conhecidas como ilhas das Tartarugas por causa da nidificação das tartarugas-verdes em suas praias. As principais áreas de desova no Brasil são as Ilhas oceânicas de Trindade, Reserva Biológica do Atol das Rocas e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Há ainda registros de desovas em praias continentais (cerca de 200 ninhos a cada temporada), principalmente no litoral norte da Bahia.

 

Fonte: https://www.alagoas24horas.com.br/1663058/tartaruga-verde-e-encontrada-morta-na-orla-de-pajucara/