O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) deve anunciar nesta quinta-feira (17) o fim da greve de fome iniciada há oito dias, após receber um aceno político do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A informação é da Folha de S.Paulo, que apurou com parlamentares próximos ao congressista fluminense que a decisão se deve à sinalização de uma possível suspensão temporária do processo que pode resultar na cassação de seu mandato.
Motta deve se manifestar oficialmente ainda nesta tarde, indicando a disposição de interromper a tramitação do caso por 60 dias após a análise de recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A pausa abriria espaço para negociações políticas que resultem em uma punição alternativa à perda do mandato, como advertência ou suspensão temporária.
Glauber iniciou a greve de fome em 9 de abril, mesmo dia em que o Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 13 votos a 5, parecer que recomenda sua cassação. A decisão foi motivada por um episódio ocorrido em abril de 2024, quando o deputado expulsou com chutes e empurrões um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) das dependências da Câmara dos Deputados.
Desde então, o parlamentar se mantinha em vigília no plenário 5 da Casa, acompanhado de aliados e apoiadores. No local, ele improvisou um colchão ao lado da mesa de coordenação da sala, onde passou a maior parte do tempo ingerindo apenas água, soro e bebidas isotônicas. “Essa luta não é só por mim. É contra uma escalada autoritária que tenta silenciar as vozes dissonantes”, afirmou Glauber ao anunciar o protesto.
O gesto de Hugo Motta ocorre após tentativas frustradas de articulação por parte de integrantes do PSOL e do PT, que buscavam uma alternativa à cassação. A resistência, no entanto, partia principalmente do centrão, grupo que domina a maioria das cadeiras na Câmara.
A eventual cassação de Glauber Braga marcaria um precedente inédito: seria a primeira vez que um deputado perde o mandato por agressão física. Historicamente, episódios de violência no Congresso — incluindo socos, chutes e até denúncias de violência doméstica — não resultaram em punições severas desse tipo.
Antes que o caso vá a plenário, o deputado ainda deve apresentar um recurso à Comissão de Constituição e Justiça. Cabe à CCJ analisar se o trâmite seguido pelo Conselho de Ética respeitou as normas regimentais. Caso a comissão encontre alguma irregularidade, o processo pode ser devolvido ao Conselho para reavaliação.
Uma entrevista coletiva foi convocada pelo PSOL para esta tarde, momento em que deve ser oficializado o encerramento da greve de fome e detalhada a proposta de suspensão da tramitação. A movimentação nos bastidores revela a tentativa de conter o desgaste político e de evitar que o caso se transforme em uma crise institucional com repercussões além dos muros do Congresso.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/glauber-braga-deve-encerrar-greve-de-fome-apos-sinalizacao-de-hugo-motta/