Glaucio Garcia é nomeado procurador-geral de Justiça do RN para o biênio 2025-2027

O promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia foi nomeado procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para o biênio 2025-2027. A nomeação foi feita pela governadora Fátima Bezerra, que acatou a indicação de membros da instituição. O ato com a assinatura foi publicado na edição desta quinta-feira 17 do Diário Oficial do Estado. A posse está marcada para o dia 18 de junho.

Glaucio Garcia recebeu 118 votos e foi o mais votado na eleição realizada entre procuradores e promotores de Justiça. Ele concorreu com a promotora de Justiça Iara Pinheiro, que posteriormente desistiu de ter o nome incluído na lista enviada à governadora. Após homologação do resultado pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), a indicação de Garcia foi encaminhada ao Executivo estadual.

“Estou honrado com a nomeação. Inicialmente, preciso agradecer a todos os membros do nosso MPRN que confiaram a mim o seu voto. Asseguro que irei me esforçar ao máximo para sempre fazer o melhor pela nossa instituição e pela sociedade potiguar. É um momento especial na minha vida pessoal e, principalmente, na minha trajetória profissional. Sei do tamanho do desafio e da responsabilidade que nos aguarda. Mas teremos ao nosso lado profissionais capacitados e dedicados para fazer o MPRN seguir avançando”, declarou Glaucio Garcia.

Ele também anunciou que a promotora de Justiça Juliana Limeira Teixeira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, será a procuradora-geral adjunta durante sua gestão.

Glaucio Pinto Garcia tem 52 anos e é natural de Jequié, na Bahia. Ingressou no MPRN como promotor substituto em 8 de julho de 2010. Foi promovido para a Promotoria de São Bento do Norte em 2011 e, posteriormente, para a de Jardim do Seridó, onde atuou até setembro de 2021. Em seguida, foi removido para Tangará e, desde fevereiro deste ano, atua na 2ª Promotoria de João Câmara.

Na administração superior do MPRN, exerceu o cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caop Criminal) entre 2017 e 2021. Em 2019, foi designado para atuar no Acordo de Cooperação Técnica entre o MPRN, o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado, relacionado à Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional.

Garcia também foi diretor regional da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), secretário executivo do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e membro colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Atualmente, exerce a função de procurador-geral adjunto.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/glaucio-garcia-procurador-geral-justica-rn/