O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após a cirurgia abdominal realizada no último domingo (14). Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (19), o quadro clínico segue estável, com “boa evolução, sem dor e sem outras intercorrências”.
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz a nota.
Pelas redes sociais, Bolsonaro agradeceu o apoio recebido nos últimos dias. “Mesmo na UTI, sigo firme, amparado por uma equipe médica extremamente dedicada, pela minha família e pelas orações de milhares de brasileiros”, afirmou, destacando também mensagens de solidariedade enviadas por “ex-presidentes de países aliados”, “ministros das relações exteriores” e parlamentares estadunidenses, embora sem citar nomes.
Na quinta-feira (18), Bolsonaro apareceu em vídeo realizando fisioterapia sentado, com cinta abdominal, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na terça, ele já havia publicado imagens caminhando pelos corredores do hospital.
O ex-presidente relatou que a operação foi a mais invasiva que enfrentou desde que levou uma facada em 2018. “Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi procedimento mais invasivo que aconteceu”, escreveu em publicação na rede social X.
A intervenção durou mais de 12 horas e envolveu uma laparotomia exploradora para tratar uma obstrução intestinal causada por aderências no intestino delgado. A equipe médica também reconstruiu a parede abdominal, com o objetivo de reforçar a musculatura da região.
A internação deve se estender por pelo menos duas semanas. Segundo Bolsonaro, a restrição de visitas é essencial para evitar complicações no pós-operatório. “Agradeço, com muito carinho, aos amigos que estão respeitando esse momento delicado (…) Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal”, concluiu.
O ex-presidente passou mal durante uma viagem ao Rio Grande do Norte e foi transferido no sábado (13) para Brasília. O quadro atual é consequência direta das sequelas do atentado sofrido em setembro de 2018, durante a campanha presidencial.
Com informações de O GLOBO.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-segue-em-uti-com-boa-evolucao-clinica-apos-cirurgia-abdominal/