Foto: Victor Costa / O DIA TV –
Missa realizada nesta segunda (21) integra uma série de homenagens promovidas por arquidioceses e dioceses em todo o Brasil
A Arquidiocese de Teresina realizou, nesta segunda-feira (21), uma missa em homenagem ao Papa Francisco, que faleceu hoje aos 88 anos. A celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Juarez Marques, ocorreu na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e reuniu fiéis, religiosos e autoridades locais.
Durante a homilia, Dom Juarez destacou o legado espiritual e humano deixado por Francisco, o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja. “Ele nos ensinou a alegria do Evangelho. Era o Papa da alegria. Os santos são alegres”, afirmou o arcebispo.
Dom Juarez também ressaltou a defesa de Francisco pelos mais pobres e sua atuação em favor da paz.
“É um Papa jesuíta, de coração franciscano, o que, inclusive, se manifestava na sua maneira de ser, na sua acolhida, na sua proximidade para com os pobres. O seu grande legado é o legado pela paz”.
“O Papa dizia que o mundo vivia uma guerra aos pedaços e convocava os governantes a promoverem a paz”, afirmou.
Para Dom Juarez, além do sentimento de luto, permanece entre os católicos a esperança na vida eterna, baseada na mensagem pascal de Cristo. “Ao mesmo tempo que sentimos pesar, também vivemos a esperança pascal, a verdadeira alegria que brota do Evangelho.”
A missa integra uma série de homenagens promovidas por arquidioceses e dioceses em todo o Brasil. Eleito em 2013, Papa Francisco ficou conhecido pelo estilo simples, a proximidade com os fiéis e a defesa de uma Igreja “em saída”, mais acolhedora e comprometida com os desafios do mundo contemporâneo.