Ex-Arcebispo de Teresina estará no conclave e pode se tornar próximo Papa

Foto: Arquidiocese de Salvador –

Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, atual arcebispo de Salvador, já comandou a Arquidiocese de Teresina entre 2008 e 2011 e está entre os cardeais que participarão do conclave

Após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica iniciará os ritos do conclave, nome dado ao processo de eleição do novo Sumo Pontífice. E o ex-arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, é um dos cardeais brasileiros aptos a participar do conclave. Dom Sérgio tem 65 anos e, portanto, possui idade para ser votado, reunindo as condições para se tornar o próximo Papa da Igreja Católica.

Dom Sérgio da Rocha comandou a Arquidiocese de Teresina entre 2008.e 2011, quando foi transferido para a Arquidiocese de Brasília. Porém, a caminhada dele na Igreja Católica se iniciou bem antes, na década de 80. Nascido em Dobrada, São Paulo, em 21 de outubro de 1959, foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1984 na Diocese de São Carlos, também em São Paulo. Posteriormente, Dom Sergio obteve mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Sua trajetória episcopal iniciou-se em 2001 como bispo auxiliar de Fortaleza. Em 2007, tornou-se arcebispo coadjutor de Teresina, assumindo plenamente a arquidiocese em 2008. Em 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília, cargo que ocupou até sua nomeação para Salvador em 2020. Durante sua gestão em Brasília, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2016. Além disso, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019.

Em sua atuação na Arquidiocese de Salvador, Dom Sergio tem se destacado por iniciativas pastorais significativas. Desde que chegou, já ordenou 12 padres e 15 diáconos permanentes para o clero arquidiocesano. Também criou três vicariatos episcopais, sendo o primeiro para a Pastoral, o segundo para a Cultura, Educação e Comunicação e o terceiro para o Serviço da Caridade. Por Dom Sergio também foi criada uma nova paróquia na região de Lauro de Freitas, que é a Bom Pastor; e outras duas comunidades seguem sendo preparadas para serem elevadas à categoria de paróquia.

O Cardeal Dom Sergio da Rocha desempenha funções significativas na Cúria Romana. Em 4 de março de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para os Bispos, órgão responsável pela criação de dioceses, nomeação de bispos e supervisão das visitas “ad Limina”. Posteriormente, em 7 de março de 2023, o Papa renovou o Conselho de Cardeais, incluindo Dom Sergio entre os membros. Este conselho, estabelecido em 2013, auxilia o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. Essas nomeações refletem a confiança do Papa Francisco em Dom Sergio da Rocha, destacando seu papel ativo nas decisões e orientações da Igreja em nível global.

Reconhecendo sua contribuição à capital baiana, a Câmara Municipal de Salvador concedeu-lhe o Título de Cidadão Soteropolitano em 25 de maio de 2023, e no último dia 27 de março o Cardeal recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o Título de Cidadão Baiano.

Veja lista dos cardeais brasileiros aptos a participarem do conclave:

1. Dom João Braz de Aviz (77 anos; arcebispo emérito de Brasília)

2. Dom Odilo Pedro Scherer (75 anos; arcebispo de São Paulo)

3. Dom Orani João Tempesta (74 anos; arcebispo do Rio de Janeiro)

4. Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos; arcebispo de Manaus)

5. Dom Sérgio da Rocha (65 anos; arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil)

6. Dom Jaime Spengler (64 anos; arcebispo de Porto Alegre)

7. Dom Paulo Cezar Costa (57 anos; arcebispo de Brasília);

8. Dom Raymundo Damasceno Assis (80 anos, arcebispo emérito de Aparecida).

Fonte: https://portalodia.com/noticias/teresina/ex-arcebispo-de-teresina-estara-no-conclave-e-pode-se-tornar-proximo-papa-436962.html